Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7324
Type: Monografia
Title: O letramento racial crítico nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições e potencialidades na produção acadêmico-científica nacional
Author: Souza, Flávia Bezerra de
First advisor: Soares, Claudete Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Eckrein, Manuela Pires Weissbock
metadata.dc.contributor.referee2: Vicenzi, Renilda
Resume: Esta monografia consiste em um estudo qualitativo que tem como objetivo compreender de que forma a produção científica nacional discute o Letramento Racial Crítico, no que diz respeito à Educação para as Relações Étnico-Raciais, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver a pesquisa de natureza bibliográfica, do tipo “Estado do Conhecimento”, utiliza como base teórico-metodológica Bardin (2016), Minayo (1994) e Lakatos e Marconi (2003). Por meio da revisão bibliográfica de 77 artigos científicos selecionados da página eletrônica do Google Acadêmico, com recorte temporal do ano de 2015 ao ano de 2022, faz uma coleta e uma categorização dos dados dos trabalhos acadêmicos encontrados e, pelo foco temático do estudo, seleciona para análise 8 (oito) produções acadêmico-científicas. Utiliza da metodologia de Bardin (2016) para a Análise de Conteúdo, em que organiza o corpus da pesquisa, explora o material fazendo uma descrição analítica e trata os resultados obtidos, desenvolvendo tabelas para lançamento dos dados coletados e investigados. Desta forma, com a reflexão e a sistematização dos dados, identifica as categorias de análise (a) Letramento Racial Crítico, (b) Prática Docente, (c) Diversidade Étnico-Racial e (d) Fundamentação Teórica. Os resultados obtidos apontam que há poucos trabalhos com enfoque nos Anos iniciais do Ensino Fundamental e que os trabalhos existentes divulgam estratégias pedagógicas potentes para o desenvolvimento de uma prática docente mais emancipatória, crítica e para uma educação antirracista. Aponta, também, a baixa evidência da apresentação do grupo racial branco nas pesquisas e problematizações envolvendo a branquitude e a recorrência dos mesmos autores, sua maioria mulheres com trajetórias política do movimento social negro, nos referenciais teóricos dos trabalhos para realizar discussões em torno das Relações Étnico-Raciais. Por fim, aproximando o conceito freireano de leitura de mundo com o debate sobre branquitude, racismo e identidades raciais, o estudo conclui que, nos Anos Iniciais, leitura de mundo acompanhada por um Letramento Racial Crítico provoca uma transformação social, individual e coletiva entre as crianças, a comunidade escolar e a sociedade.
Abstract: This monograph consists of a qualitative study that aims to understand how national scientific production discusses Critical Racial Literacy, with regard to Education for Ethnic-Racial Relations, in the Early Years of Elementary School. To develop bibliographical research, of the “State of Knowledge” type, it uses Bardin (2016), Minayo (1994) and Lakatos and Marconi (2003) as a theoretical-methodological basis. Through a bibliographical review of 77 scientific articles selected from the Google Scholar website, with a time frame from the year 2015 to the year 2022, it collects and categorizes data from the academic works found and, based on the thematic focus of the study, selects for analysis 8 (eight) academic-scientific productions. It uses Bardin's (2016) methodology for Content Analysis, in which it organizes the research corpus, explores the material by making an analytical description and treats the results obtained, developing tables to release the collected and investigated data. In this way, with reflection and systematization of the data, it identifies the categories of analysis (a) Critical Racial Literacy, (b) Teaching Practice, (c) Ethnic-Racial Diversity and (d) Theoretical Foundation. The results obtained indicate that there are few works focusing on the initial years of Elementary School and that the existing works disclose powerful pedagogical strategies for the development of a more emancipatory, critical teaching practice and antiracist education. It also points out the low evidence of the presentation of the white racial group in research and problematizations involving whiteness and the recurrence of the same authors, most of them women with political trajectories of the black social movement, in the theoretical references of the works to carry out discussions around the Relations Ethnic- Racial. Finally, bringing Freire's concept of reading the world closer to the debate on whiteness, racism and racial identities, the study concludes that, in the Early Years, reading the world accompanied by Critical Racial Literacy provokes a social, individual and collective transformation among the children, the school community and society.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Antirracismo
Relações éticas e raciais
Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7324
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUZA.pdf412.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.