Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rivero, Andréa Simões-
dc.creatorVersa, Angélica Vortmann-
dc.date2023-12-19-
dc.date.accessioned2024-02-15T16:14:14Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-02-15T16:14:14Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7331-
dc.description.resumoEste artigo apresenta os achados de uma pesquisa em nível de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cuja temática relaciona-se com as práticas pedagógicas para e com os bebês em contextos de educação infantil. Com o objetivo de investigar e analisar, entre a produção teórica nacional, a presença de discussões quanto ao planejamento de ações, a organização de tempos e espaços e as perspectivas de bebês que orientam a docência com esses sujeitos. O percurso metodológico envolveu a análise documental de estudos e pesquisas apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período de 2019 a 2021. A pesquisa revelou que a produção teórica vem problematizando as práticas pedagógicas para e com bebês e construindo uma compreensão mais complexa e sensível às necessidades das crianças nessa fase da vida. As concepções de bebês como sujeitos ativos de suas aprendizagens e como detentores de direitos têm ganhado destaque. Além disso, os estudos analisados destacam a importância de embasar as práticas pedagógicas em concepções teóricas sólidas, além de utilizar os tempos e espaços para promover ambientes que respeitem as singularidades, as peculiaridades/especificidades e o desenvolvimento integral dos bebês.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-30T11:25:53Z No. of bitstreams: 1 VERSA.pdf: 429659 bytes, checksum: 02fa44a83a5e773c44bb768525135fde (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-15T16:14:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSA.pdf: 429659 bytes, checksum: 02fa44a83a5e773c44bb768525135fde (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-15T16:14:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSA.pdf: 429659 bytes, checksum: 02fa44a83a5e773c44bb768525135fde (MD5) Previous issue date: 2023-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas para e com os bebês: uma análise da produção científica apresentada no grupo de trabalho (GT07) de educação infantil da ANPEDpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSA.pdf419,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.