Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7331
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rivero, Andréa Simões | - |
dc.creator | Versa, Angélica Vortmann | - |
dc.date | 2023-12-19 | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T16:14:14Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30 | - |
dc.date.available | 2024-02-15T16:14:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7331 | - |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta os achados de uma pesquisa em nível de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cuja temática relaciona-se com as práticas pedagógicas para e com os bebês em contextos de educação infantil. Com o objetivo de investigar e analisar, entre a produção teórica nacional, a presença de discussões quanto ao planejamento de ações, a organização de tempos e espaços e as perspectivas de bebês que orientam a docência com esses sujeitos. O percurso metodológico envolveu a análise documental de estudos e pesquisas apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período de 2019 a 2021. A pesquisa revelou que a produção teórica vem problematizando as práticas pedagógicas para e com bebês e construindo uma compreensão mais complexa e sensível às necessidades das crianças nessa fase da vida. As concepções de bebês como sujeitos ativos de suas aprendizagens e como detentores de direitos têm ganhado destaque. Além disso, os estudos analisados destacam a importância de embasar as práticas pedagógicas em concepções teóricas sólidas, além de utilizar os tempos e espaços para promover ambientes que respeitem as singularidades, as peculiaridades/especificidades e o desenvolvimento integral dos bebês. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-01-30T11:25:53Z No. of bitstreams: 1 VERSA.pdf: 429659 bytes, checksum: 02fa44a83a5e773c44bb768525135fde (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-02-15T16:14:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSA.pdf: 429659 bytes, checksum: 02fa44a83a5e773c44bb768525135fde (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-02-15T16:14:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSA.pdf: 429659 bytes, checksum: 02fa44a83a5e773c44bb768525135fde (MD5) Previous issue date: 2023-12-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | As práticas pedagógicas para e com os bebês: uma análise da produção científica apresentada no grupo de trabalho (GT07) de educação infantil da ANPED | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VERSA.pdf | 419,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.