Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7331| Type: | Artigo Cientifico |
| Title: | As práticas pedagógicas para e com os bebês: uma análise da produção científica apresentada no grupo de trabalho (GT07) de educação infantil da ANPED |
| Author: | Versa, Angélica Vortmann |
| First advisor: | Rivero, Andréa Simões |
| Resume: | Este artigo apresenta os achados de uma pesquisa em nível de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cuja temática relaciona-se com as práticas pedagógicas para e com os bebês em contextos de educação infantil. Com o objetivo de investigar e analisar, entre a produção teórica nacional, a presença de discussões quanto ao planejamento de ações, a organização de tempos e espaços e as perspectivas de bebês que orientam a docência com esses sujeitos. O percurso metodológico envolveu a análise documental de estudos e pesquisas apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período de 2019 a 2021. A pesquisa revelou que a produção teórica vem problematizando as práticas pedagógicas para e com bebês e construindo uma compreensão mais complexa e sensível às necessidades das crianças nessa fase da vida. As concepções de bebês como sujeitos ativos de suas aprendizagens e como detentores de direitos têm ganhado destaque. Além disso, os estudos analisados destacam a importância de embasar as práticas pedagógicas em concepções teóricas sólidas, além de utilizar os tempos e espaços para promover ambientes que respeitem as singularidades, as peculiaridades/especificidades e o desenvolvimento integral dos bebês. |
| Keywords: | Bebês Desenvolvimento humano Ensino e aprendizagem Didática Educação infantil |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7331 |
| Issue Date: | 19-Dec-2023 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.