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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7343
Tipo: | Monografia |
Título: | A criança em sofrimento psíquico na rede de atenção à saúde em município gaúcho: reflexões a partir de um usuário-guia |
Autor(es): | Gallina, Bruna Fátima |
Primeiro Orientador: | Pulga, Vanderléia Laodete |
Primeiro coorientador: | Schneider, Fabiana |
Primeiro membro da banca: | Pulga, Vanderleia Laodete |
Segundo membro da banca: | Schneider, Fabiana |
Terceiro membro da banca: | Oliveira, Francine Feltrin De |
Quarto membro da banca: | Maraschin, Renata |
Resumo: | O estudo teve como objetivo problematizar as práticas de cuidado desde o itinerário terapêutico de uma criança como usuária-guia. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de caráter qualitativo transcorrida no período de abril a dezembro de 2022, onde realizou-se entrevistas abertas individuais e grupais com usuários, trabalhadores da saúde e da escola onde a criança estuda, a fim de compreender os modos de cuidado instituídos na rede de atenção municipal diante do sofrimento psíquico infantil. A análise de conteúdo se deu a partir da leitura hermenêutica das narrativas entrelaçando-as ao referencial teórico. Evidenciou-se o uso do usuário-guia como potente estratégia de cuidado e de reconhecimento subjetivo e no fortalecimento da intersetorialidade. Destaca-se, no trabalho com a infância, a importância do encontro inter humano no cuidado para a sustentação de intervenções pautadas na escuta da singularidade e subjetividade das crianças e familiares. |
Abstract/Resumen: | The study aimed to problematize the care practices from the therapeutic itinerary of a child as a guide user. This is a qualitative research-intervention that happened from April to December 2022, where open individual and group interviews were conducted with users, health workers and the school where the child studies, in order to understand the modes of care instituted in the municipal care network in the face of child psychological suffering. The content analysis was based on the hermeneutic reading of the narratives, intertwining them with the theoretical referential. The use of the guide-user was evidenced as a powerful strategy of care and analysis of complex cases in the network, as well as the strengthening of intersectoriality. In the work with childhood, the importance of the inter-human encounter in care is highlighted for the support of interventions based on listening to the singularity and subjectivity of children and families. |
Palavras-chave: | Infância Saúde mental Psicanálise Atenção primária à saúde |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Passo Fundo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7343 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Residência Multiprofissional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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