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Tipo: Dissertação
Título: Para onde vai a História? Uma análise das metodologias de ensino e da utilização do livro didático no ensino médio
Autor(es): Tortelli, Valéria
Primeiro Orientador: Bagnara, Ivan Carlos
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Ribeiro Júnior, Halferd Carlos
Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar e analisar qual a percepção que os(as) estudantes do terceiro ano do Ensino Médio noturno possuem acerca das estratégias metodológicas, e dentre elas, a utilização do livro didático, desenvolvidas no ensino de História. Buscando embasar teoricamente esse estudo, debatemos a educação e o ensino na contemporaneidade, apresentamos as concepções freirianas de educação libertadora, criticidade e emancipação que fundamentam a pesquisa. Após, abordamos a função social da escola, partindo para a etapa do Ensino Médio e dentro dele destacamos o protagonismo juvenil, elementos centrais do estudo. Por fim, realizamos um apanhado sobre o ensino de História, a utilização do livro didático, e discutimos sobre a História preocupada com o desenvolvimento crítico dos(as) estudantes e o papel dos(as) professores(as) nesse processo. A pesquisa no que concerne a sua abordagem é qualitativa; relacionada aos objetivos é exploratória, e no que se refere aos procedimentos técnicos, constitui-se em uma pesquisa de campo. Para a produção dos dados foi estruturado um grupo focal com os(as) estudantes do terceiro ano noturno, que aceitaram o convite. Os dados produzidos no decorrer do estudo foram analisados por meio da análise de conteúdo e categorizados em cinco eixos temáticos, com suas categorias. Os resultados apontam que, apesar de considerar a História importante para suas vidas, os(as) jovens estudantes não vêm relação entre o que é estudado e sua realidade. O interesse dos(as) estudantes depende do conteúdo trabalhado, da “utilidade” do assunto e do(a) professor(a) de História e suas metodologias de ensino. Em relação as metodologias de ensino, preferem as dinâmicas e interativas, como os jogos eletrônicos pedagógicos em formato de quiz e aprovam a pesquisa realizada em horário de aula. Referente ao uso do livro didático, os(as) estudantes relatam que antes da pandemia do Covid-19, o uso era maior e que a maneira utilizada é “chata”. Sobre a forma de uso, descreveram a leitura, cópia, resumo e responder questões. Também não acreditam que a utilização do livro didático como proposta metodológica no Ensino de História possa desenvolver seu senso crítico. Referente a educação e o ensino, indicam que poderia ser melhor se estivessem pautados no diálogo e em propostas dinâmicas e interativas. Ao finalizar o estudo propomos um produto educacional, uma proposta didática no formato de oficina sobre livros didáticos. Com a oficina de livros didáticos pretende-se proporcionar ao(a) estudante a análise desse material considerado um objeto histórico, elaborado, pensado e construído no seu tempo presente e passível de reinterpretação. Com esse processo didático-pedagógico procura-se contribuir com o desenvolvimento do senso crítico dos(as) estudantes, um dos objetivos estabelecidos para o Ensino Médio e para o Ensino de História.
Abstract/Resumen: The present study aims to investigate and analyze the perception that students in the third year of evening high school have regarding methodological strategies, including the use of textbooks, developed in History teaching. Seeking to theoretically support this study, we debate education and teaching in contemporary times, presenting Freire's conceptions of liberating education, criticality and emancipation that underpin the research. Afterwards, we address the social function of the school, moving on to the High School stage and within it we highlight youth protagonism, central elements of the study. Finally, we made an overview of History teaching, the use of textbooks, and discussed History concerned with the critical development of students and the role of teachers in this process. The research regarding its approach is qualitative; related to the objectives is exploratory, and with regard to technical procedures, it constitutes field research. To produce the data, a focus group was structured with third-year night students, who accepted the invitation. The data produced during the study were analyzed using content analysis and categorized into five thematic axes, with their categories. The results indicate that, despite considering History important for their lives, young students do not see a relationship between what is studied and their reality. The interest of students depends on the content covered, the “usefulness” of the subject and the History teacher and his teaching methodologies. Regarding teaching methodologies, they prefer dynamic and interactive ones, such as educational electronic games in quiz format and approve of research carried out during class time. Regarding the use of the textbook, students report that before the Covid 19 pandemic, the use was greater and that the way it is used is “boring”. Regarding how to use it, they described reading, copying, summarizing and answering questions. They also do not believe that using the textbook as a methodological proposal in History Teaching can develop their critical sense. Regarding education and teaching, they indicate that it could be better if they were based on dialogue and dynamic and interactive proposals. At the end of the study, we propose an educational product, a didactic proposal in the format of a workshop on textbooks. The textbook workshop aims to provide the student with the analysis of this material considered a historical object, elaborated, thought and constructed in its present time and subject to reinterpretation. This didactic-pedagogical process seeks to contribute to the development of students' critical sense, one of the objectives established for High School and History Teaching.
Palavras-chave: ensino médio
metodologias de ensino
senso crítico
livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7389
Data do documento: Dez-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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