Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7424
Type: Dissertação
Título : Um corpo professor-artista: práticas profanas
Author: Schappo, Alexssandro
First advisor: Picoli, Bruno Antonio
metadata.dc.contributor.referee1: Loponte, Luciana Gruppelli
metadata.dc.contributor.referee2: Neitzel, Odair
Resume: A presente proposta investigativa nasce das inquietações que cercam a constituição do corpo-professor, especialmente ao se pensar nos dispositivos modeladores e em suas possibilidades de superação. Desta forma, a partir do espaço da dúvida e da incerteza, o estudo busca abordar a seguinte pergunta: O que significa a ação ética/estética do corpo-docente num cenário de resistência à educação modeladora? A pesquisa tem como fio condutor a obra performática “DNA de DAN”, do artista brasileiro Maikon K, numa escrita ensaística que busca encontrar possibilidades discursivas no encontro entre arte e educação. Metodologicamente, a pesquisa se estrutura através da análise crítica do fenômeno educativo (Plá, 2022), situando a pesquisa dentro do pluralismo epistemológico, onde não há a defesa de um caminho único, mas um esforço de diálogo entre diferentes correntes, abraçando-as e assumindo as contradições que isso pode incorrer. O texto persegue uma narrativa autobiográfica com o objetivo de elaborar experiências educativas. Os capítulos, aqui intitulados como Atos, se dividem em diferentes cenas, se estruturam dessa forma para fazer referência a uma ação performática - num primeiro momento, se busca criar um panorama sobre os esforços neoliberais, vertente mais criativa do capitalismo, para a dessubjetivação do ser contemporâneo, submetendo-o ao tempo do constante trabalho e da produtividade (Dufour, 2007; Ball, 2012; Picoli, 2021). No Ato II, o esforço se dá no sentido de perceber como o neoliberalismo tem o poder de sequestrar a linguagem e a forma escolar, barrando as possibilidades para que possamos acontecer enquanto seres únicos e irrepetíveis, sequestrando subjetividades e modelando corpos (Masschelein; Simons, 2013; Biesta, 2012; Larrosa, 2018). Na parte final, se busca refletir sobre a (im)possibilidade de novas subjetivações ao corpo-professor, encontrando no conceito de professor-artista (Capra; Loponte, 2016) e contraeducador (Gur-Ze’ev, 2002; Picoli, 2021) figuras capazes de um comportamento profanador (Agamben, 2005), questionador do discurso hegemônico, atento para o chamado do outro e do mundo que está em vias de se (des)fazer.
Resumen : This research proposal arises from the concerns surrounding the constitution of the body-teacher, especially when thinking about modeling devices and the possibilities of overcoming them. Thus, from the space of doubt and uncertainty, the study seeks to address the following question: What does the ethical/aesthetic action of the body-teacher mean in a scenario of resistance to modeling education? The research is based on the performance piece "DNA de DAN", by Brazilian artist Maikon K, in an essay that seeks to find discursive possibilities in the encounter between art and education. Methodologically, the research is structured through the critical analysis of the educational phenomenon (Plá, 2022), situating the research within epistemological pluralism, where there is no defense of a single path, but an effort to dialogue between different currents, embracing them and assuming the contradictions that this may incur. The text pursues an autobiographical narrative with the aim of elaborating on educational experiences. The chapters, here titled Acts, are divided into different scenes, structured in this way to refer to a performative action - at first, it seeks to create an overview of neoliberal efforts, the most creative aspect of capitalism, to desubjectivize the contemporary being, subjecting it to the time of constant work and productivity (Dufour, 2007; Ball, 2012; Picoli, 2021). In Act II, the effort is made to understand how neoliberalism has the power to hijack language and the school form, blocking the possibilities for us to happen as unique and unrepeatable beings, hijacking subjectivities and shaping bodies (Masschelein; Simons, 2013; Biesta, 2012; Larrosa, 2018). The final section seeks to reflect on the (im)possibility of new subjectivations for the body-teacher, finding in the concept of teacher-artist (Capra; Loponte, 2016) and counter-educator (Gur-Ze'ev, 2002; Picoli, 2021) figures capable of a profaning behavior (Agamben, 2005), questioning the hegemonic discourse, attentive to the call of the other and the world that is in the process of (un)making.
Palabras clave : Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Didática
Educação
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7424
Fecha de publicación : 16-feb-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHAPPO.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.