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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7430
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gestão democrática: um estudo da atuação do Conselho Municipal de Educação de Coronel Freitas (SC) |
Autor(es): | Bedin, Dhenifer |
Primeiro Orientador: | Petry, Oto João |
Primeiro coorientador: | Dambros, Marlei |
Primeiro membro da banca: | Andreis, Adriana Maria |
Segundo membro da banca: | Benvenutti, Dilva Bertoldi |
Resumo: | A dissertação intitulada “Gestão Democrática: Um Estudo da Atuação do Conselho Municipal de Educação de Coronel Freitas (SC)” está vinculada à Linha de Pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó (SC), e tem como objetivo analisar em que medida a gestão democrática é considerada um elemento de relevância nas atividades desempenhadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME). As questões que nortearam o estudo foram: Quais são os assuntos/temas que figuram nas pautas das reuniões do Conselho Municipal de Educação de Coronel Freitas? Há evidências nos registros (atas) de que o Conselho Municipal de Educação se ocupou com aspectos da Gestão Democrática nas atividades/ações? É possível afirmar a partir do estudo que o Conselho Municipal de Educação zela pela materialização da Gestão Democrática no âmbito da administração da educação municipal? Os objetivos específicos da pesquisa consistem em i) identificar os assuntos e temas que figuram nas pautas das reuniões do Conselho Municipal de Educação de Coronel Freitas; ii) verificar a presença de evidências nos registros (atas) que indiquem se o Conselho Municipal de Educação se dedicou à aspectos da gestão democrática em suas atribuições; iii) investigar se o Conselho Municipal de Educação está empenhado na concretização da gestão democrática no contexto da administração da educação municipal. O referencial teórico desta pesquisa é composto por autores que se destacam em estudos sobre a gestão democrática da educação, dentre eles Bordignon (2009, 2010), Cury (2000, 2007), Lima (2001, 2003, 2012), Gohn (2001, 2007) Libâneo (2012), Paro (1997, 1998, 2001), Petry (2006), Freire (2001, 2006), Sander 2009) e Souza (2017). Como método de procedimento utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo conforme Bardin (1979), com a qual examinou-se 217 atas do CME do município de Coronel Freitas (SC), no período de 1996 a 2021. A partir da análise, pode-se afirmar que há pouca participação da sociedade civil na apresentação de demandas para as pautas do CME, muito embora a discussão em torno do Plano Municipal de Educação (PME) tenha sido uma das iniciativas exitosas. Ainda, que os conselheiros compreendem as funções que lhe são atribuídas, mas a gestão democrática ainda requer um aprimoramento significativo por parte do Conselho Municipal de Educação na interlocução com a sociedade civil, inclusive, pautando as questões relacionadas à concepção e formulação das políticas educacionais no âmbito da administração da educação municipal. |
Abstract/Resumen: | The dissertation entitled “Democratic Management: A Study of the Performance of the Municipal Education Council of Coronel Freitas (SC)”, is linked to the Research Line in Educational Policies of the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) Chapecó (SC) campus, aims to analyze the extent to which democratic management is considered a relevant element in the activities carried out by the Municipal Education Council (CME). The questions that guided the study were: What are the subjects/themes that appear on the agendas of the Coronel Freitas Municipal Education Council meetings? Is there evidence in the records (ATAS) that the Municipal Education Council dealt with aspects of Democratic Management in its activities/actions? Is it possible to affirm from the study that the Municipal Education Council ensures the materialization of Democratic Management within the scope of municipal education administration? The specific objectives of the research consist of i) identifying the subjects and themes that appear on the agendas of the meetings of the Coronel Freitas Municipal Education Council; ii) verify the presence of evidence in the records (minutes) that indicate whether the Municipal Education Council dedicated itself to aspects of democratic management in its duties; iii) investigate whether the Municipal Education Council is committed to implementing democratic management in the context of municipal education administration. The theoretical framework of our research is composed of authors who stand out in studies on the democratic management of education, among them Bordignon (2009, 2010), Cury (2000, 2007), Lima (2001, 2003, 2012), Gohn (2001, 2007) Libâneo (2012), Paro (1997, 1998, 2001), Petry (2006), Freire (2001, 2006) Sander 2009); Souza (2017). As a procedural method, the content analysis technique Bardin (1979), Moraes (19) was used, with which 217 minutes of the CME from the municipality of Coronel Freitas (SC) from 1996 to 2021 were examined. From the analysis, it can be stated that there is little participation from civil society in presenting demands for the CME agenda, even though the discussion around the PME was one of the successful initiatives. Furthermore, the counselors understand the functions assigned to them, but democratic management still requires significant improvement on the part of the Municipal Education Council in dialogue with civil society, including guiding issues related to the conception and formulation of educational policies within the scope municipal education administration. |
Palavras-chave: | Política educacional Conselho Municipal de Educação Comunidade Gestão democrática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7430 |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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