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Tipo: Dissertação
Título: Concepções pedagógicas de ensino de língua: as proposições dominantes na linguística aplicada
Autor(es): Radünz, Eduarda Zambiasi
Primeiro Orientador: Cavalheiro, Aline Cassol Daga
Primeiro coorientador: Chraim, Amanda Machado
Primeiro membro da banca: Pedralli, Rosângela
Segundo membro da banca: Kraemer, Márcia Adriana Dias
Resumo: O presente trabalho toma como objeto os fundamentos pedagógicos que sustentam as propostas de ensino de linguagem presentes na obra de dois grandes autores do campo da Linguística Aplicada, João Wanderley Geraldi e Angela Kleiman, os quais produzem conhecimentos para a educação linguística e são utilizados como fundamentação de documentos norteadores da Educação Básica. Com base em Chraim, Pedralli e Catoia Dias (2023), defende-se uma indissociabilidade entre fundamentos pedagógicos e epistemológicos, porque a educação escolar se alimenta de teorias pedagógicas e teorias linguísticas, e os conhecimentos produzidos por cada teoria carregam em si uma visão de mundo, ou seja, conceitos sobre o que é o sujeito, a sociedade e para que se ensina (Löwy, 1985). A partir da teoria do materialismo histórico e dialético (Tonet, 2013), observou-se a fundamentação das propostas de ensino de língua na sua mediação e contradição com elementos das pedagogias hegemônicas (Saviani, 2008). Desvelando os princípios dessas pedagogias a partir da visualização da visão de mundo que carregam as suas teorias originárias, foi possível identificar que as pedagogias do <aprender a aprender=, relacionadas à lógica escolanovista, estão presentes nas propostas para o ensino de língua de Kleiman e Geraldi. Depreendeu-se que o foco no aluno como guia do processo de aprendizagem dos gêneros do discurso da esfera cotidiana assenta-se em princípios das pedagogias hegemônicas e o papel do professor torna-se circunscrito a concepções imediatistas da lógica capitalista a partir da função de mediador das relações do aluno com a aprendizagem. Nessas relações, evidencia-se que o desconhecimento ou a não explicitação da indissociabilidade do campo da ciência e da educação nas teorizações para a educação em linguagem na formação de professores leva a um atrelamento do ensino de língua à manutenção do sistema capitalista, esvaziando-se o sentido da escola.
Abstract/Resumen: Este trabajo toma como objeto los fundamentos pedagógicos que sustentan las propuestas de enseñanza de lenguas encontradas en la obra de dos grandes autores en el campo de la Lingüística Aplicada, João Wanderley Geraldi y Angela Kleiman, que producen conocimiento para la enseñanza de lenguas y sirven de base para documentos orientadores de la Educación Básica. Basándonos en Chraim, Pedralli y Catoia Dias (2023), defendemos una inseparabilidad entre los fundamentos pedagógicos y epistemológicos, porque la educación escolar se nutre de teorías pedagógicas y teorías lingüísticas, y el conocimiento producido por cada teoría lleva en sí una cosmovisión que se trata de conceptos sobre lo que es el sujeto, la sociedad y lo que se enseña (Löwy, 1985). A partir de la teoría del materialismo histórico y dialéctico (Tonet, 2013), observamos el fundamento de las propuestas de enseñanza de lenguas en su mediación y contradicción con elementos de las pedagogías hegemónicas (Saviani, 2008). Al develar los principios de estas pedagogías visualizando la cosmovisión que portan sus teorías originales, fue posible identificar que las pedagogías del "aprender a aprender", relacionadas con la lógica de la Escuela Nueva, están presentes en las propuestas de Kleiman y Geraldi para la enseñanza de lenguas. Se reconoció que el enfoque en el alumno como guía del proceso de aprendizaje de los géneros discursivos de la esfera cotidiana se basa en los principios de las pedagogías hegemónicas y el papel del profesor se circunscribe a concepciones inmediatas de la lógica capitalista basadas en el papel de mediador de la relación del alumno con el aprendizaje. En estas relaciones, es evidente que el desconocimiento, o la no explicitación de la inseparabilidad de los campos de la ciencia y de la educación en las teorizaciones para la enseñanza de lenguas en la formación de profesores conduce a la vinculación de una enseñanza de lenguas al mantenimiento del sistema capitalista, vaciando a la escuela de su sentido.
Palavras-chave: Linguagem
Linguística
Educação básica
Formação humana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7447
Data do documento: 9-Fev-2024
Nível: Mestrado
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