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Type: Dissertação
Title: Educação ambiental: práticas sustentáveis na construção de uma nova visão de mundo
Author: Brancalione, Leandro
First advisor: Ody, Leandro Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Gritti, Isabel
metadata.dc.contributor.referee2: Mossi, Altemir
Resume: O tema da sustentabilidade tem demonstrado crescente interesse entre pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas da construção do conhecimento, e se baseia em concepções que demonstram a interface dessas áreas com a vida em sua plenitude e multidimensionalidade, ou seja, cuidar do ser humano como um ser multidimensional (biofísico, psíquico, espiritual, social, político e ambiental) requer um olhar sustentável com a saúde ambiental no seu todo, é a fundamentalidade da Educação Ambiental. Nesse argumento, o objetivo da presente pesquisa busca concepções de sustentabilidade na visão dos professores do quadro técnico do curso de Técnico em Agropecuária do colégio Agrícola Emílio Grando de Erechim, no Rio Grande do Sul (RS), em relação à Educação Ambiental e sua importância, afim de contribuir para a promoção de uma mudança de paradigma em direção ao Desenvolvimento Sustentável. O estudo foi realizado com dez docentes do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emilio Grando, no município de Erechim (RS). Trata-se de uma pesquisa aplicada, classificada quanto ao problema como qualitativa, de caráter exploratório, utilizando alguns pressupostos da pesquisa-ação do tipo participativa. Ainda, constitui-se como um estudo de caso, em relação aos seus procedimentos técnicos, com pesquisa documental e pesquisa de levantamento. As informações obtidas por meio do questionário, pela análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados desta pesquisa quanto a caracterização da amostra, demonstraram com idade média de 44 anos de idade, 60% são do gênero masculinos e 40% femininos, sendo que 40% são naturais de Getúlio Vargas (RS), 20% do munícipio de Barão do Cotegipe (RS), 10% de Novo Prado (RS), 10% Centenário (RS), 10% de Sarandi (RS) e 10% de São Valentim (RS). Após a análise das falas expressas, constatou-se que sobre as categorias de análise CP, CR e CA percepção de sustentabilidade na visão dos professores do quadro técnico do curso de Técnico em Agropecuária do colégio Agrícola Emílio Grando de Erechim, no Rio Grande do Sul (RS), em relação à Educação Ambiental e as informações que os mesmos possuem determinam o seu envolvimento com a sustentabilidade. Por fim, foi possível concluir que a contribuição dos docentes do curso de Técnico em Agropecuária do colégio Agrícola Emílio Grando de Erechim (RS), a partir de suas ações, mostrou que os docentes dão grande importância a em relação à Educação Ambiental, afim de contribuir efetivamente para a promoção de uma mudança de paradigma em direção ao DS, seja no âmbito acadêmico ou pessoal, assim como o bom entendimento sobre a importância da Agenda 2030. Em relação ao objetivo voltado a proposição de ações de sustentabilidade, foi alcançado a partir da indicação de ações que irão potencializar a Agenda 2030, e que buscam promover comportamentos voltados para a proteção ambiental, e desenvolver nos alunos as habilidades e aptidões necessárias para entender as questões ecológicas e tomar as ações necessárias, propõe-se as seguintes ações para potencializar a EA no Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emilio Grando, no município de Erechim (RS), as quais compreendem ações de governança de forma inter e multidisciplinares, engajamento da comunidade acadêmica, comunicação, parcerias e atividades que permitam o engajamento do corpo docente em suas disciplinas, sendo necessário que a EA passe a ser um objetivo de formação do corpo discente, criando grupos de estudo e empoderamento da EA nos alunos partilhando conhecimento e experiências de ensino/aprendizagem.
Abstract: The topic of sustainability has shown increasing interest among researchers and academics from different areas of knowledge construction, and is based on concepts that demonstrate the interface of these areas with life in its fullness and multidimensionality, that is, caring for the human being as a multidimensional being (biophysical, psychic, spiritual, social, political and environmental) requires a sustainable approach with Environmental health as a whole is the fundamental aspect of Environmental Education. In this argument, the objective of this research seeks concepts of sustainability in the view of teachers of the technical staff of the College Ângelo Emilio Grando State Agricultural School, in the municipality of Erechim (RS), in relation to Environmental Education and its importance, in order to contribute to promoting a paradigm shift towards Sustainable Development. The study was carried out with ten teachers from the College Ângelo Emilio Grando State Agricultural School, in the municipality of Erechim (RS). This is applied research, classified in terms of the problem as qualitative, exploratory in nature, using some assumptions of participatory action research. Furthermore, it constitutes a case study, in relation to its technical procedures, with documentary research and survey research. The information obtained through the questionnaire, through the content analysis of Bardin (2016). The results of this research regarding the characterization of the sample, demonstrated that with an average age of 44 years old, 60% are male and 40% female, with 40% being from Getúlio Vargas (RS), 20% from the municipality of Barão. from Cotegipe (RS), 10% from Novo Prado (RS), 10% from Centenário (RS), 10% from Sarandi (RS) and 10% from São Valentim (RS). After analyzing the statements expressed, it was found that regarding the analysis categories CP, CR and CA, the perception of sustainability in the view of the teachers of the technical staff of the Agricultural Technician course at the college Ângelo Emilio Grando State Agricultural School, in the municipality of Erechim (RS), in relation to Environmental Education and the information they have determines their involvement with sustainability. Finally, it was possible to conclude that the contribution of teachers from the Agricultural Technician course at college Ângelo Emilio Grando State Agricultural School, in the municipality of Erechim (RS), based on their actions, showed that teachers attach great importance to Environmental Education, in order to effectively contribute to promoting a paradigm shift towards SD, whether in the academic or personal sphere, as well as a good understanding of the importance of the 2030 Agenda. In relation to the objective aimed at proposing sustainability actions, it was achieved from indicating actions that will enhance the 2030 Agenda, and which seek to promote behaviors aimed at environmental protection, and develop in students the skills and abilities necessary to understand ecological issues and take the necessary actions, the following actions are proposed to enhance EA at the College Ângelo Emilio Grando State Agricultural School, in the municipality of Erechim (RS), which comprise inter and multidisciplinary governance actions, engagement of the academic community, communication, partnerships and activities that allow the faculty to engage in their disciplines, requiring that EA becomes a training objective for the student body, creating study groups and empowering EA in students by sharing knowledge and teaching/learning experiences.
Keywords: Docência e sustentabilidade
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Educação Ambiental.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7448
Issue Date: Sep-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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