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Tipo: Dissertação
Título: Robótica educacional: uma proposta para a aprendizagem de funções polinomiais do primeiro grau
Autor(es): Dietrich, Juliana Cristina Schneider
Primeiro Orientador: Reichert, Janice Teresinha
Primeiro membro da banca: Kist, Milton
Segundo membro da banca: Trentin, Marco
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar as possíveis contribuições da Robótica Educacional na aprendizagem das funções polinomiais do primeiro grau. O marco teórico está baseado no construcionismo de Seymour Papert e na aprendizagem significativa de Ausubel, observando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular sobre a utilização de tecnologias digitais e do Pensamento Computacional, bem como, a inclusão de conhecimentos sobre Robótica Educacional na Educação Básica. O foco do trabalho de investigação se deu com a elaboração e aplicação de uma sequência didática, com a montagem e utilização de um carrinho robótico, aliados ao objeto de conhecimento matemático de funções polinomiais do primeiro grau e suas aplicações. A sequência didática, com duração de 27 aulas de 45 minutos cada, foi aplicada no período regular de ensino, no componente curricular de Matemática, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. A análise dos dados ocorreu de forma qualitativa com base em observações oculares, registro em diário de bordo e aplicação de questionários antes e após a intervenção. Os resultados encontrados foram satisfatórios, detectando melhoras na aprendizagem significativa do objeto de conhecimento matemático de funções polinomiais do primeiro grau. Por fim, vale destacar a importância da inclusão do Pensamento Computacional na Educação Básica, através do uso da Robótica Educacional, que possibilita uma abordagem interdisciplinar, despertando a criatividade e o protagonismo dos estudantes.
Abstract/Resumen: This work aims to verify the possible contributions of educational robotics in learning first-degree polynomial functions. The theoretical framework is based on Seymour Papert's constructionism and Ausubel's meaningful learning, observing the guidelines of the National Common Curricular Base on the use of digital technologies and Computational Thinking, as well as the inclusion of knowledge about educational robotics in Basic Education. The focus of the research work was the elaboration and application of a didactic sequence, with the assembly and use of a robotic cart, combined with the object of mathematical knowledge of first degree polynomial functions and their applications. The didactic sequence, lasting 27 classes of 45 minutes each, was applied during the regular teaching period, in the Mathematics curricular component, in a first-year high school class at a state public school. Data analysis occurred qualitatively based on ocular observations, logbook recording and application of questionnaires before and after the intervention. The results found were satisfactory, detecting significant improvements in learning the object of mathematical knowledge of first degree polynomial functions. Finally, it is worth highlighting the importance of including Computational Thinking in Basic Education, through the use of educational robotics, which enables an interdisciplinary approach, awakening students' creativity and protagonism.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Tecnologia
Pensamento computacional
Base Nacional Comum Curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7450
Data do documento: 19-Fev-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

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