Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7450
Type: Dissertação
Title: Robótica educacional: uma proposta para a aprendizagem de funções polinomiais do primeiro grau
Author: Dietrich, Juliana Cristina Schneider
First advisor: Reichert, Janice Teresinha
metadata.dc.contributor.referee1: Kist, Milton
metadata.dc.contributor.referee2: Trentin, Marco
Resume: Este trabalho tem como objetivo verificar as possíveis contribuições da Robótica Educacional na aprendizagem das funções polinomiais do primeiro grau. O marco teórico está baseado no construcionismo de Seymour Papert e na aprendizagem significativa de Ausubel, observando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular sobre a utilização de tecnologias digitais e do Pensamento Computacional, bem como, a inclusão de conhecimentos sobre Robótica Educacional na Educação Básica. O foco do trabalho de investigação se deu com a elaboração e aplicação de uma sequência didática, com a montagem e utilização de um carrinho robótico, aliados ao objeto de conhecimento matemático de funções polinomiais do primeiro grau e suas aplicações. A sequência didática, com duração de 27 aulas de 45 minutos cada, foi aplicada no período regular de ensino, no componente curricular de Matemática, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. A análise dos dados ocorreu de forma qualitativa com base em observações oculares, registro em diário de bordo e aplicação de questionários antes e após a intervenção. Os resultados encontrados foram satisfatórios, detectando melhoras na aprendizagem significativa do objeto de conhecimento matemático de funções polinomiais do primeiro grau. Por fim, vale destacar a importância da inclusão do Pensamento Computacional na Educação Básica, através do uso da Robótica Educacional, que possibilita uma abordagem interdisciplinar, despertando a criatividade e o protagonismo dos estudantes.
Abstract: This work aims to verify the possible contributions of educational robotics in learning first-degree polynomial functions. The theoretical framework is based on Seymour Papert's constructionism and Ausubel's meaningful learning, observing the guidelines of the National Common Curricular Base on the use of digital technologies and Computational Thinking, as well as the inclusion of knowledge about educational robotics in Basic Education. The focus of the research work was the elaboration and application of a didactic sequence, with the assembly and use of a robotic cart, combined with the object of mathematical knowledge of first degree polynomial functions and their applications. The didactic sequence, lasting 27 classes of 45 minutes each, was applied during the regular teaching period, in the Mathematics curricular component, in a first-year high school class at a state public school. Data analysis occurred qualitatively based on ocular observations, logbook recording and application of questionnaires before and after the intervention. The results found were satisfactory, detecting significant improvements in learning the object of mathematical knowledge of first degree polynomial functions. Finally, it is worth highlighting the importance of including Computational Thinking in Basic Education, through the use of educational robotics, which enables an interdisciplinary approach, awakening students' creativity and protagonism.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Tecnologia
Pensamento computacional
Base Nacional Comum Curricular
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7450
Issue Date: 19-Feb-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIETRICH.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.