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Tipo: Monografia
Título: O ensino da sociologia no Brasil e o novo ensino médio (NEM): uma análise a partir dos livros didáticos de sociologia
Autor(es): Pauli, Alexandre
Primeiro Orientador: Santos, Claudecir dos
Primeiro coorientador: Matiello, Alexandre Mauricio
Primeiro membro da banca: Sartori, Ari José
Segundo membro da banca: Pelegrini, Camila
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central compreender, a partir da organização e configuração dos livros didáticos de Sociologia (antes e após a Reforma do Ensino Médio Lei nº 13.415/2017), as possibilidades epistêmicas e pedagógicas para o Ensino de Sociologia no Brasil. Para atender o objetivo central, foi retomada a trajetória da disciplina de Sociologia na grade curricular do Ensino Médio no Brasil; sua institucionalização e intermitências. Posteriormente, se fez necessário analisar o Programa Nacional do Livro Didático, em especial dos livros didáticos de Sociologia, cuja inserção acontece a partir do ano 2008 e como esta inclusão reflete na produção dos livros e no ensino da disciplina nas escolas do Ensino Médio. Se julgou essencial, dissertar sobre a estruturação do Novo Ensino Médio, de acordo com as proposições da Base Nacional Comum Curricular para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; área onde ocorre a integração da disciplina de Sociologia. A reforma do Ensino Médio também causou reflexo na produção do livro didático e a partir de 2021 o livro disciplinar de Sociologia deixa de existir e conteúdos de Sociologia passam a integrar o livro interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No sentido de verificar se houve possíveis mudanças e alterações na abordagem de categorias conceituais nas edições do livro disciplinar de Sociologia para o livro interdisciplinar de Ciências Humanas, foi realizada através da análise de conteúdo sobre a seleção de um livro didático de cada edição do programa para comparar e apontar possíveis modificações na produção das obras. Para operacionalizar a análise foram elencadas categorias e subcategorias das Ciências Sociais das áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. Após o percurso de análise dos livros didáticos, categorias e subcategorias, são descritas observações, mudanças, reduções e alterações na forma como as categorias temáticas foram se conformando nessa trajetória de produção dos livros didáticos de Sociologia.
Abstract/Resumen: The central objective of this undergraduate thesis is to comprehend, based on the organization and configuration of Sociology textbooks (before and after the High School Reform Law No. 13,415/2017), the epistemic and pedagogical possibilities for Sociology Education in Brazil. To achieve this central objective, the trajectory of the Sociology discipline in the High School curriculum in Brazil was revisited, considering its institutionalization and intermittencies. Subsequently, it became necessary to analyze the National Textbook Program, particularly Sociology textbooks, introduced in 2008, and how this inclusion reflects in the production of textbooks and the teaching of the discipline in High Schools. It was deemed essential to discuss the structuring of the New High School, according to the propositions of the National Common Curricular Base for the area of Humanities and Applied Social Sciences, where the integration of the Sociology discipline occurs. The High School Reform also had an impact on the production of textbooks, and starting in 2021, the disciplinary Sociology book ceases to exist, and Sociology content becomes part of the interdisciplinary book of Humanities and Applied Social Sciences. To assess possible changes in the approach to conceptual categories from editions of the disciplinary Sociology book to the interdisciplinary book of Humanities, an analysis of content was conducted. A textbook from each edition of the program was selected for comparison to identify possible modifications in the production of the works. To operationalize the analysis, categories and subcategories from the Social Sciences areas of Sociology, Anthropology, and Political Science were listed. After the analysis of textbooks, categories, and subcategories, observations, changes, reductions, and alterations in the way thematic categories evolved in the production trajectory of Sociology textbooks are described.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Sociologia
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7495
Data do documento: 20-Dez-2023
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