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Type: Dissertação
Title: Geografia do transporte público urbano: novos modos de transporte em cidades brasileiras
Author: Mamede, Bruno Borges
First advisor: Nascimento, Ederson do
metadata.dc.contributor.referee1: Scherma, Ricardo Alberto
metadata.dc.contributor.referee2: Valentini, Daiane Regina
Resume: Esta pesquisa possui como objetivo apresentar o atual diagnóstico sobre os modos de transporte terrestre de passageiros de média capacidade presentes em cidades brasileiras. Estes modos de média capacidade mencionados são baseados nas chamadas Novas Tecnologias de Transporte, ou seja, modos com maior capacidade de transporte e fortemente auxiliados por equipamentos e instrumentos tecnológicos em sua gestão e operação. A justificativa deste estudo está contida na necessidade de análise e identificação das tendências de mobilidade urbana de passageiros brasileira no século XXI. Estes elementos são a base para observação da execução de políticas públicas neste setor. Os novos modos de transporte representam uma mudança frente ao padrão rodoviário tradicional amplamente utilizado no país. O foco desta mudança analisada neste estudo está direcionada a observação da implantação de novos modos de mobilidade urbana em cidades brasileiras, a exemplo dos novos sistemas BRT e VLT. Estes buscam atender demandas intermediárias entre o modo rodoviário tradicional (ônibus de baixa capacidade) e os modos metroferroviários (metrôs e trens suburbanos de alta capacidade). A partir da observação da atuação destes novos modos no espaço, nota-se também a reorganização das interações espaciais e dinâmicas espaciais nestes vigentes. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em levantamento e revisão bibliográfica inter/transdisciplinar, além do levantamento de dados técnicos, definição de estudos de caso e trabalhos de campo para verificação das análises aqui estudadas. Dentre as áreas de conhecimento estudadas destacam-se, além da própia Geografia, Engenharias (Transporte e Urbana), Economia e Planejamento Urbano. Durante este estudo foi possível identificar que parte das cidades brasileiras busca implantar estes novos modos de transporte como estratégia de integração e reordenamento territorial urbano. Além disto, percebe-se que estes novos modos estão conjugados com aqueles já existentes nas cidades, a exemplo do que pode ser observados nas áreas urbanas analisada durante os estudos de caso.
Abstract: This research objective is present the actual land transport modes for medium-capacity demands available at Brazilian cities current diagnosis. These medium mentioned capacity modes are based on the so-called New Transport Technologies. These are modes with higher transportation capacity and heavily based by technological equipments and instruments at their operation current management. This study’s justify by the necessity to analyze and identify Brazilian urban passenger mobility tendencies in the 21st century. These key elements are the basis for the public policies execution observed in this sector. The new transport modes represent a change from the traditional road-based mode widely used in the country. The focus of this pattern transformation in this study is aimed to observing the implementation of new modes of urban mobility in Brazilian cities, such as the new BRT and VLT systems. The search attempts to check the intermediate demands between the traditional road mode (low-capacity buses) and metro-rail modes (high-capacity subways and metropolitan suburban trains) attendance. By the performance’s observation of these new modes at the cities’ spaces, it is possible to note the reorganization of spatial interactions and spatial dynamics. The methodology used in this research consists of an inter/transdisciplinary bibliographic survey and review, in addition to the collection of technical data, definition of case studies and fieldwork to verify the analyzes studied. Among the knowledge areas studied, in addition to Geography itself, Engineering (Transport and Urban), Economics and Urban Planning stand out. Throughout this study it was possible to identify that some Brazilian cities are looking to implement these new modes of transport as a strategy to integrate systems and, also, urban territorial reorganization. Furthermore, it is possible to observe the attempt to integrate these new transportation modes with those ones already available and operating at the cities, as checked and observed at the urban areas analyzed during the case studies by fieldworks.
Keywords: Espaço urbano
Transporte coletivo
Planejamento urbano
Operações de transportes
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7523
Issue Date: 26-Feb-2024
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Geografia

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