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Tipo: Dissertação
Título: O currículo dos cursos de pedagogia das universidades públicas federais e a formação para alfabetização científica e tecnológica nos anos iniciais
Autor(es): Neves, Adriana de Moura das
Primeiro Orientador: Slongo, Ione Ines Pinsson
Primeiro membro da banca: Richt, Adriana
Segundo membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Terceiro membro da banca: Maraschin, Maria Lúcia Marroco
Resumo: Atualmente, o Ensino de Ciências (EC) ocupa posição de destaque na sociedade, pois, desempenha um papel fundamental na formação dos cidadãos, desde os primeiros anos escolares. Seu objetivo fundamental é promover a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) desde as primeiras idades. O estudo aqui relatado teve como objetivo analisar o modo como documentos oficiais (Leis, Decretos, Resoluções e Currículos) orientam e promovem a formação docente no âmbito dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, notadamente na área das Ciências da Natureza, tendo em vista que cabe a esses profissionais a promoção da ACT na Educação Infantil e Anos Iniciais. Portanto, o estudo buscou produzir e analisar dados sobre a formação inicial dos pedagogos/as para a promoção da educação científica na infância. Há a expectativa de que este estudo possa contribuir para o constante repensar da formação inicial e permanente dos docentes e a promoção de políticas públicas que promovam a qualidade da educação no segmento escolar. Trata-se de pesquisa qualitativa de abordagem documental, que analisou, além de documentos oficiais, relativos à formação dos professores licenciados em Pedagogia, os Projetos Pedagógicos (PPC) de 126 Cursos licenciaturas em Pedagogia, ofertadas pela rede pública federal. Os dados aqui apresentados foram coletados em fontes oficiais do Ministério da Educação (MEC), bem como nos sites das próprias universidades que mantém, na atualidade a oferta destes cursos. Identificamos que, das 68 universidades públicas federais, 61 oferecem o curso de Licenciatura em Pedagogia, com as seguintes características: (1) distribuídos em todas as regiões do Brasil; (2) ofertados, principalmente, na modalidade presencial e, em menor proporção, também na modalidade de educação a distância (EaD); (3) cujas vagas estão disponíveis principalmente no turno da noite, seja de forma exclusiva, seja em combinação com turnos diurnos. Inicialmente foram analisados os objetivos dos cursos de Pedagogia, observando que os 126 PPC priorizam a formação voltada para atuação na docência e gestão, com pouca ênfase em pesquisa, cultura e difusão do conhecimento científico-tecnológico no campo educacional, inclusive através do perfil almejados para os egressos. De um modo geral observou-se que nas propostas curriculares em vigor, as discussões epistemológicas, de conteúdos específicas e didático metodológicas das áreas de conteúdo escolar, demonstraram estar em segundo plano no país, uma vez que ocupam o menor espaço curricular em termos de carga horária. Ao analisar os 283 Componentes Curriculares (CCR) específicos da área de Ciências da Natureza, de natureza obrigatória, observamos uma tendência que o foco prioritário está nos fundamentos teóricos e metodológicos da área, ou seja, o destaque está para o “como ensinar” Ciências. Já nos CCR optativos, as ênfases recaem também sobre o ensino de ciências mas podemos observar a presença de temas mais abrangentes, como, “tecnologias”, “cidadania” e “epistemologia”. Em suma, há uma concentração no “como ensinar” em detrimento do “o que ensinar”, uma antiga insatisfação dos cursos de Pedagogia no Brasil. Destacamos a importância de um equilíbrio entre metodologia, fundamentos teóricos e conhecimento específico, condição esta que exigirá uma carga horária maior a ser dedicada às áreas de conteúdo escolar, uma que é delas que virão muitos elementos necessários à tão necessária e desejada alfabetização científica dos cidadãos.
Abstract/Resumen: Currently, Science Education (SE) occupies a prominent position in society, as it plays a key role in the training of citizens, since the early school years. Its fundamental objective is to promote Scientific and Technological Literacy (STL) from the earliest ages. The present study aims to analyze how official documents (Laws, Decrees, Resolutions and Curricula) guide and promote teacher training within the scope of the Pedagogy degree courses, notably in the area of Natural Sciences, considering that it is up to these professionals to promote STL in early childhood education and school years. Therefore, the study sought to produce and analyze data on the initial training of educators (pedagogues) for the promotion of scientific education in childhood. It is expected that this study can contribute to the constant rethinking of the initial and continuing teacher training and the promotion of public policies that promote the quality of education in schools. It is a qualitative document research, which analyzed, in addition to the official documents related to the training of pedagogy graduated teachers, the Course Pedagogical Projects (CPPs) of 126 Pedagogy Degree Courses, offered by federal public universities. The presented data were collected from official sources of the Ministry of Education and Culture (MEC), as well as from the websites of the universities that currently maintain the offer of these courses. Of all the 68 identified federal public universities, 61 offer the Pedagogy degree course, with the following characteristics:(1) distributed throughout all regions of Brazil; (2) usually offered in the presential learning format, but occasionally also in the distance learning format and (3) the university slots are mostly available during night time, either exclusively or in combination with daytime. Initially, the objectives of the pedagogy courses were analyzed, noting that the 126 PPCs prioritize training focused on teaching and management, with little emphasis on research, culture and dissemination of scientific and technological knowledge in the educational field, even with the desired profile of graduates. In general, it was observed that in the current curriculum proposals, the epistemological discussions, the specific contents and the methodological didactics areas of school content are largely overlooked in the country, as they occupy the smallest amount of curricular space in terms of workload. Upon examining the 283 compulsory Relative Curricular Components (RCCs) specific to the field of Nature Sciences, it was observed that their main emphasis is on the theoretical and methodological foundations of the field, indicating the emphasis on 'how to teach' science. In optional RCCs, the emphasis is also on the teaching of sciences, but it is observed the presence of more extensive themes, such as "technologies", "citizenship" and "epistemology". To sum up, the focus is on 'how to teach' instead of 'what to teach', which is a frequent issue with pedagogy degree courses in Brazil. The study emphasizes the importance of achieving a balance between methodology, theoretical foundations and specific knowledge; a situation that will require a higher workload to be dedicated to the areas of school content, since they will enable many elements necessary for the much needed and desired scientific literacy of citizens.
Palavras-chave: Alfabetização
Tecnologia
Ensino e aprendizagem
Base Nacional Comum Curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7524
Data do documento: 29-Fev-2024
Nível: Mestrado
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