Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7537
Type: Dissertação
Title: A reforma do ensino médio: um olhar para os documentos que orientam a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias e as aproximações com a educação CTS
Author: Neckel, Jeanine de Mello
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Karolina Martins Almeida e
metadata.dc.contributor.referee2: Emmel, Rúbia
Resume: Esta pesquisa consiste na análise das mudanças no currículo do Ensino Médio no que tange a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). A reconfiguração curricular propõe a construção de um currículo por competências e habilidades a serem desenvolvidas nas escolas e estão organizadas nos documentos curriculares de alguma forma que auxilie os professores na orientação dos estudantes para um caminho mais autônomo e responsável para que tenham êxito em suas escolhas profissionais e na vida em sociedade, mas, é importante compreender quais são estas mudanças nos documentos e como estão sendo desenvolvidas nas escolas. Nesse sentido, busca-se compreender se as habilidades a serem desenvolvidas contribuirão para as compreensões do mundo as quais os estudantes precisam desenvolver e se os tornará capazes de agir a partir de ações mais responsáveis e colaborativas em relação as suas próprias vidas e ao seu entorno. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral, a partir da análise de documentos e questionários, compreender a nova organização do Ensino Médio na área de CNT, bem como estas mudanças estão sendo compreendidas por professores e coordenadores das escolas pertencentes a 14ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (CRERS) também visamos, identificar as aproximações aos pressupostos da Educação Ciência -Tecnologia - Sociedade (CTS) na organização e desenvolvimento do Ensino Médio. Partindo da problemática e objetivo geral, a pesquisa dividiu-se em objetivos específicos, assim, encontra-se subdividido em capítulos, cada qual corresponde a um artigo submetido ou a ser submetido de forma independente. Os dois primeiros capítulos correspondem a revisões bibliográficas, seus resultados contribuíram no aporte teórico desta dissertação, a qual possui foco na aproximação entre as mudanças curriculares e referenciais CTS. O terceiro capítulo trata-se da pesquisa a partir de questionário sobre as mudanças curriculares, sendo desenvolvida em conjunto com professores e supervisores da área de CNT que compõem escolas pertencentes a 14ª CRERS. Por meio da análise de todos os dados possíveis nas etapas desta pesquisa, observamos que a reforma do Ensino Médio trouxe muitas definições a priori, carregadas de interesses econômicos, sociais e políticos que evidenciam um processo difícil de ser democrático e flexível. Este estudo buscou diminuir a nebulosidade e os raios de sol começaram a aparecer aos poucos, nos deixando com indagações que próximos estudos poderão responder, visto que a organização curricular continua a acontecer.
Abstract: This research consists of analyzing changes in the High School curriculum regarding the area of Natural Sciences and its Technologies (CNT). Curriculum reconfiguration proposes the construction of a curriculum based on skills and abilities to be developed in schools and organized in curriculum documents in a way that helps teachers guide students towards a more autonomous and responsible path so that they can be successful in their professional choices. and in life in society, but it is important to understand what these changes are in documents and how they are being developed in schools. In this sense, we seek to understand whether the skills to be developed will contribute to the understanding of the world that students need to develop and will make them capable of acting through more responsible and collaborative actions in relation to their own lives and their surroundings. . In this way, the present research has the general objective, based on the analysis of documents and questionnaires, to understand the new organization of High School in the CNT area, as well as how these changes are being understood by teachers and coordinators of schools belonging to the 14th Regional Coordination of Education of Rio Grande do Sul (CRERS) we also aim to identify approaches to the assumptions of Science-Technology-Society Education (CTS) in the organization and development of High School. Starting from the problem and general objective, the research was divided into specific objectives, thus, it is subdivided into chapters, each of which corresponds to an article submitted or to be submitted independently. The first two chapters correspond to bibliographical reviews, their results contributed to the theoretical contribution of this dissertation, which focuses on the rapprochement between curricular changes and CTS references. The third chapter deals with research based on a questionnaire on curricular changes, being developed together with teachers and supervisors in the CNT area who make up schools belonging to the 14th CRERS. Through the analysis of all possible data in the stages of this research, we observed that the High School reform brought many a priori definitions, loaded with economic, social and political interests that highlight a process that is difficult to be democratic and flexible. This study sought to reduce the cloudiness and the sun's rays began to appear little by little, leaving us with questions that future studies will be able to answer, as the curricular organization continues to take place.
Keywords: Currículo
Ensino médio
Reforma do ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7537
Issue Date: 2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NECKEL.pdf760.6 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.