Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7538
Type: Dissertação
Title: A formação continuada de professores e o desenvolvimento profissional docente: relações e implicações nos ciclos formativos em Ensino de Ciências
Author: Dobal, Lisiane Krause
First advisor: Wenzel, Judite Scherer
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Maria Rosangela
Resume: O presente estudo resulta da investigação realizada no Mestrado em Ensino de Ciências do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo e contempla a linha de pesquisa Formação de professores e práticas pedagógicas. Apresenta como temática a formação continuada de professores e o Desenvolvimento Profissional Docente: relações e implicações nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências num contexto de formação de professores da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). A formação continuada realizada nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências, está pautada na Investigação- Formação - Ação e visa promover a reflexão crítica do professor no processo formativo. O problema da pesquisa consistiu em identificar quais as relações e as implicações na formação continuada dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências para o Desenvolvimento Profissional Docente tendo em vista o contexto das reformulações curriculares vigentes. O objetivo principal buscou compreender as relações entre a formação continuada de professores e o Desenvolvimento Profissional Docente. A metodologia é de natureza qualitativa, constituída de revisão bibliográfica, do tipo estado do conhecimento e por meio da análise das respostas de um questionário aplicado aos professores de Ciências, participantes do Programa de Extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. As análises foram realizadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados da revisão bibliográfica indicaram três focos temáticos acerca da relação do Desenvolvimento Profissional Docente e a Formação Continuada: a) aspectos da formação continuada; b) da natureza da pesquisa e, c) modos de potencializar o Desenvolvimento Profissional Docente, tendo como indicadores os elementos constituintes da Investigação - Formação - Ação. Os resultados da análise dos questionários indicaram os Saberes Docentes e a Formação Compartilhada como focos necessários de serem contemplados no contexto de formação continuada. E esses aspectos reforçaram as cinco posições de Nóvoa para a formação profissional dos professores, quais sejam: Disposição Pessoal, Interposição Profissional, Composição Pedagógica, Recomposição Investigativa e Exposição Pública. Concluímos que o Desenvolvimento Profissional Docente acontece ao longo da carreira do professor e pode ser potencializado num contexto de formação compartilhada, assim como, os Ciclos Formativos em Ensino de Ciências que oportunizam o diálogo entre os pares e a reflexão num processo de Investigação-Formação-Ação.
Abstract: The present study is the result of research carried out in the Master's Degree in Science Teaching of the Postgraduate Program in Science Teaching at the Federal University of Fronteira Sul Campus Cerro Largo and covers the line of research Teacher formation and pedagogical practices. Its theme is the continuing formation of teachers and Teaching Professional Development: relationships and implications in the Formative Cycles in Science Teaching in a context of training teachers in the area of Natural Sciences and their Technologies (CNT). The continuing training carried out in the Formative Cycles in Science Teaching is based on Research-Formation-Action and aims to promote the teacher's critical reflection in the training process. The research problem consisted of identifying the relationships and implications for the continued formation of Training Cycles in Science Teaching for Teaching Professional Development, taking into account the context of current curricular reformulations. The main objective sought to understand the relationships between continuing teacher training and Teaching Professional Development. The methodology is qualitative in nature, consisting of a bibliographical review, of the state of knowledge type and through the analysis of answers to a questionnaire applied to Science teachers, participants in the Formative Cycles in Science Teaching Extension Program. The analyzes were carried out using Content Analysis. The results of the bibliographic review indicated three thematic focuses regarding the relationship between Teaching Professional Development and Continuing Training: a) aspects of continuing formation; b) the nature of the research and, c) ways to enhance Teaching Professional Development, using the constituent elements of Research-Formation-Action as indicators. The results of the analysis of the questionnaires indicated Teaching Knowledge and Shared Formation as necessary focuses to be considered in the context of continuing education. And these aspects reinforced Nóvoa's five positions for the professional training of teachers, namely: Personal Disposition, Professional Interposition, Pedagogical Composition, Investigative Recomposition and Public Exposure. We conclude that Teaching Professional Development occurs throughout the teacher's career and can be enhanced in a context of shared formation, as well as the Formative Cycles in Science Teaching that provide opportunities for dialogue between peers and reflection in a process of Research- Formation - Action.
Keywords: Formação continuada do professor
Desenvolvimento profissional
Professores
Ciência
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7538
Issue Date: 2024
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOBAL.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.