Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7539
Type: Dissertação
Title: O papel das práticas pedagógicas no desenvolvimento do itinerário formativo em saúde pela investigação-formação-ação no ensino de Ciências
Author: Barraz, Andréia Kornowski
First advisor: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Boff, Eva Teresinha
metadata.dc.contributor.referee2: Bervian, Paula Vanessa
Resume: O presente trabalho busca compreender o processo de desenvolvimento de práticas pedagógicas na perspectiva da Investigação - Formação - Ação no Ensino de Ciências (IFAEC) com estudantes da Educação Básica de uma escola da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul para promover a Educação em Saúde. A presente pesquisa é vinculada à linha dois do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC). Possuindo como pergunta norteadora: Investigar como as práticas pedagógicas, desenvolvidas na modalidade da Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC), favorecem a construção do conhecimento para a promoção da Educação em Saúde e do cuidado de si de estudantes do Ensino Médio que participaram do Itinerário Formativo Saúde III? A pesquisa é de natureza qualitativa no Ensino de Ciências, foi desenvolvida no segundo semestre do ano de 2022, com uma turma do 3º ano do Ensino Médio, composta por 22 estudantes, que possuía como Itinerário Formativo Saúde III. O estudo foi desenvolvido em três etapas, sendo a primeira, um levantamento das teses e dissertações na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias (IBICT), sobre as concepções e práticas pedagógicas do Ensino em Saúde no Ensino Médio. A segunda buscou identificar as compreensões sobre o corpo ideal e a influência das mídias sociais com estudantes do Ensino Médio, que possuem como Itinerário Formativo Saúde III, por meio de uma intervenção em sala de aula utilizando a metodologia da IFAEC. E a terceira buscou analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas sobre a Educação em Saúde, utilizando o modelo da IFAEC com os estudantes do terceiro ano. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização de práticas pedagógicas diferenciadas no contexto do Ensino em Saúde desenvolve a reflexão e o senso crítico na busca por uma alimentação equilibrada e consequentemente um corpo saudável. Essas práticas auxiliam na construção de conhecimento científico e na sensibilização dos estudantes em relação à importância de adotar uma alimentação saudável e de respeito a singularidade de cada indivíduo. Além disso, também se observa que a busca por um corpo considerado ideal está cada vez mais presente na vida dos jovens na sociedade contemporânea.
Abstract: This paper seeks to understand the process of developing pedagogical practices from the perspective of Investigation - Formation - Action in Science Teaching (IFAEC) with primary school students in a school in the northwestern region of the state of Rio Grande do Sul to promote health education. This research is linked to line two of the Postgraduate Program in Science Teaching (PPGEC). The guiding question was: To investigate how pedagogical practices, developed in the modality of Research-Training-Action in Science Teaching (IFAEC), favor the construction of knowledge for the promotion of Health Education and selfcare of high school students who participated in the Health Training Itinerary III? The research is of a qualitative nature in Science Teaching and was carried out in the second semester of 2022, with a 3rd year high school class, made up of 22 students, whose participate from Health Training Itinerary III. The study was carried out in three stages, the first being a survey of theses and dissertations in the database of the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), on the conceptions and pedagogical practices of Health Teaching in High School. The second sought to identifyunderstandings about the ideal body and the influence of social media with high school students, whose participate from Health Training Itinerary III, through a classroom intervention using the IFAEC methodology. And the third sought to analyze the pedagogical practices developed on Health Education, using the IFAEC model with third-year students. The results obtained show that the use of different pedagogical practices in the context of health teaching develops reflection and critical thinking in the search for a balanced diet and, consequently, a healthy body. These practices help to build scientific knowledge and raise students' awareness of the importance of adopting a healthy diet and respecting the uniqueness of each individual. In addition, the search for a body that is considered ideal is increasingly present in the lives of young people in contemporary society.
Keywords: Educação em saúde
Ensino médio
Prática de ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7539
Issue Date: 2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARRAZ.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.