Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7542
Type: Dissertação
Title: Educação ambiental no ensino de Ciências: um olhar para as concepções, práticas, livro didático e documentos curriculares
Author: Antunes, Dione
First advisor: Uhmann, Rosangela Ines Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Ariza, Leidy Gabriela
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Rosemar Ayres dos
Resume: A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a Educação Ambiental, contemplando as concepções e práticas sobre a temática no Ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental. O desenvolvimento deste estudo ocorreu a partir do seguinte questionamento: quais e como as concepções e práticas de Educação Ambiental permeiam o Ensino de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental a partir de documentos curriculares? Para tanto, o objetivo geral foi investigar e analisar as concepções e práticas de Educação Ambiental em pesquisas, no Livro Didático de Ciências do 9º ano e em documentos curriculares, para compreender a forma como a Educação Ambiental vem sendo abordada. Os objetivos específicos trataram de: 1) Investigar em pesquisas no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia a respeito das concepções e práticas de Educação Ambiental no Livro Didático de Ciências; 2) Analisar os Livros Didáticos de Ciências do 9º ano (do Programa Nacional do Livro Didático, 2020) em relação às concepções de Educação Ambiental conservadora e crítica; e 3) Investigar na Base Nacional Comum Curricular, área de Ciências da Natureza, na Matriz de Referência do Rio Grande do Sul de 2023, as relações com o conteúdo do Livro Didático, referentes ao Ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, com foco na Educação Ambiental. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e, para a metodologia de análise, seguimos o caminho da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados da pesquisa de revisão no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, constatamos que a perspectiva da Educação Ambiental crítica ainda está distante, visto que, das doze pesquisas analisadas, em oito foi verificada a concepção conservadora da Educação Ambiental. Em relação às práticas de Educação Ambiental em pesquisas sobre o Livro Didático de Ciências, podemos observar propostas, estratégias e investigações importantes no desenvolvimento da Educação Ambiental, sugerindo caminhos possíveis de serem implementados no ensino de Ciências, porém, em sua maioria, continuam sendo enfatizadas de forma pontual, sendo necessário um aprofundamento no estudo dos Livros Didáticos para verificar as possíveis problematizações ou contextualizações referentes a Educação Ambiental na perspectiva da concepção crítica. Na análise dos Livros Didáticos de Ciências do 9º ano, observamos que o termo Educação Ambiental é praticamente inexistente nos nove Livros Didáticos analisados. Constatamos também que todos os Livros Didáticos abordam o objeto de conhecimento “Preservação da biodiversidade”, contemplando as habilidades exigidas na Base Nacional Comum Curricular, mas não apresentam a Educação Ambiental atrelada aos demais conteúdos, sendo identificada a maior frequência da concepção conservadora em todos os Livros Didáticos, ou seja, a Educação Ambiental continua sendo trabalhada de forma ingênua, desconsiderando os aspectos sociais, políticos e econômicos da sociedade, ficando a critério do professor a articulação com a Educação Ambiental crítica. No estudo contemplando a Base Nacional Comum Curricular, a Matriz de Referência e a relação com o conteúdo do Livro Didático de Ciências do 9º ano, observamos que o termo EA está praticamente ausente da Base Nacional Comum Curricular e, consequentemente, da Matriz de Referência, sendo observada apenas a menção ao termo “ambiental”. Entendemos, dessa forma, que há ausência da temática nos documentos curriculares e a relação com o conteúdo dos Livros Didáticos de Ciências se detém ao que é orientado nos respectivos documentos. Desse modo, compreendemos, a partir da análise das práticas, das pesquisas e do Livro Didático, que a Educação Ambiental que está sendo proposta é predominantemente conservadora, o que acaba minimizando o enfrentamento dos problemas ambientais. Em relação aos documentos curriculares, a Educação Ambiental está praticamente ausente, transmitindo a percepção de que pouco ou nada vai ser trabalhado no contexto escolar, dificultando assim o seu desenvolvimento. Nesse viés, cabe ao professor articular a Educação Ambiental na sua prática a partir da contextualização da Base Nacional Comum Curricular e de uma construção democrática do currículo.
Abstract: This research addresses a study on Environmental Education, encompassing the conceptions and practices of thematic in the teaching of Science in the 9th grade of Elementary School. It is developed based on the following question: What are the conceptions and practices of Environmental Education that permeate the teaching of Science in the 9th grade of Elementary School according to curriculum documents? Therefore, the general objective was to investigate and analyze the concepts and practices of Environmental Education in research, in the 9th grade Science Textbook and in curricular documents, to understand the way in which Environmental Education has been approached. The specific objectives were to: 1) Investigate research at the Brazilian Institute of Information in Science and Technology regarding the concepts and practices of Environmental Education in the Science Textbook; 2) Analyze the 9th grade Science Textbooks (from the National Textbook Program, 2020) in relation to the concepts of conservative and critical Environmental Education; and 3) Investigate in the National Common Curricular Base, area of Natural Sciences, in the Rio Grande do Sul Reference Matrix of 2023, the relationships with the content of the Textbook, referring to Science Teaching in the 9th year of Elementary School, with focus on Environmental Education. This research has a qualitative approach and, for the analysis methodology, we followed the path of Content Analysis. Based on the results of the review research at the Brazilian Institute of Information in Science and Technology, we found that the perspective of critical Environmental Education is still distant, since, of the twelve research studies analyzed, in eight the conservative conception of Environmental Education was verified. In relation to Environmental Education practices in research on Science Textbooks, we can observe important proposals, strategies and investigations in the development of Environmental Education, suggesting possible ways to be implemented in Science teaching, however, for the most part, continue to be emphasized in a specific manner, requiring a deeper study of Textbooks to verify possible problematizations or contextualizations regarding Environmental Education from the perspective of critical conception. In the analysis of 9th grade Science Textbooks, we observed that the term Environmental Education is practically non-existent in the nine Textbooks analyzed. We also found that all textbooks address the object of knowledge “Preservation of biodiversity”, covering the skills required in the National Common Curricular Base, but do not present Environmental Education linked to other content, the highest frequency of conservative conception being identified in all Textbooks, that is, Environmental Education continues to be worked in a naive way, disregarding the social, political and economic aspects of society,leaving it at the teacher's discretion to coordinate with critical environmental Education. In the study covering the National Common Curricular Base, the Reference Matrix and the relationship with the content of the 9th grade Science Textbook, we observed that the term EA is practically absent from the National Common Curricular Base and, consequently, from the Reference Matrix, only the mention of the term “environmental” is observed. We understand, therefore, that there is an absence of the theme in the curricular documents and the relationship with the content of Science Textbooks is limited to what is oriented in the respective documents. In this way, we understand, from the analysis of practices, research and the Textbook, that the Environmental Education that is being proposed is predominantly conservative, which ends up minimizing the confrontation of environmental problems. In relation to curricular documents, Environmental Education is practically absent, conveying the perception that little or nothing will be worked on in the school context, thus hindering its development. In this sense, it is up to the teacher to articulate Environmental Education in their practice based on the contextualization of the National Common Curricular Base and a democratic construction of the curriculum.
Keywords: Educação Ambiental
Ensino
Meio ambiente
Currículo
Livro didático
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7542
Issue Date: 2024
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTUNES.pdf989.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.