Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7544
Tipo: Dissertação
Título: O pensamento crítico no ensino de Ciências: estudo das estratégias didáticas de países latino-americanos
Autor(es): Cruz, Letiane Lopes da
Primeiro Orientador: Güllich, Roque Ismael da Costa
Primeiro membro da banca: Emmel, Rúbia
Segundo membro da banca: Kiouranis, Neide Maria Michellan
Resumo: A presente investigação aborda, como temática, as inter-relações entre o Pensamento Crítico (PC) e as estratégias de ensino de Ciências em contexto Latino- Americano. Nossa intenção está em identificar e analisar os conceitos, referências e estratégias de ensino, na perspectiva do PC em Ciências, de diferentes países Latino- Americanos. Esta investigação, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental foi ancorada na análise de conteúdo e se organiza em três movimentos: i) o desenvolvimento de uma revisão da literatura e constituição de estado da arte acerca da temática principal; ii) a análise de políticas educacionais oficiais (Diretrizes Curriculares e Diretrizes de Formação de Professores) Latino- Americanos; iii) a análise de livros didáticos de Ciências do ensino fundamental (LDCEF), sempre tomando como referência de análise os países Latino- Americanos (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru). Na primeira parte deste estudo, desenvolvemos uma revisão da literatura e constituição de estado da arte acerca dos conceitos, referências e estratégias de ensino que pesquisadores Latino- Americanos têm utilizado para discutir o PC no ensino de Ciências. Os resultados apontam que as pesquisas latino-americanas têm forte influência do PC na perspectiva de um pensamento racional e reflexivo, focado no agir crítico, baseado sobretudo em Ennis e nos portugueses Tenreiro-Vieira e Vieira, sendo que entre as principais estratégias de ensino utilizadas para promover o PC estão Sequências/Unidades Didáticas, Experimentação, Argumentação e Resolução de problemas. Na segunda parte, realizamos a análise das Diretrizes Curriculares e Diretrizes de Formação de Professores dos países Latino- Americanos a partir das quais visamos identificar conceitos, referências e estratégias de ensino e de formação de professores presentes nesses documentos. Os resultados oriundos dessas análises revelaram que as políticas vêm apresentando indícios acerca de uma formação sobre o viés do PC focado no agir criticamente e as estratégias de ensino que levam em conta a reflexão estão mais voltadas para um perfil crítico (Reflexivas e Críticas), discutidas primordialmente nas Diretrizes de Chile, Peru e Colômbia. Na terceira parte, realizamos a análise de 10 LDCEF dos países Latino- Americanos, com o objetivo de reconhecer o potencial pedagógico das estratégias de ensino em relação à promoção do PC no ensino de Ciências. A partir essa análise emergiram quatro principais categorias empíricas: Informativa (698 frequência de estratégias da categoria:1909 frequência total de estratégias de ensino), em que foram agrupadas estratégias de ensino de caráter complementar e adicional, análogas a um ensino tradicional; Exploratória (758:1909), estratégias de ensino que quando bem mediadas pelo professor possuem potencialidade em desenvolver algumas das capacidades do PC, como pensar, interpretar, pesquisar e questionar; Reflexiva (385:1909), estão as estratégias que podem desencadear a reflexão, autonomia e a participação interativa dos alunos; e Crítica (68: 1909), em que são classificadas as estratégias de ensino que possibilitam e estimulam o ser/estar/agir criticamente, sendo as mais esperadas para desenvolver um ensino na perspectiva do PC no ensino de Ciências. Podemos perceber que a perspectiva do PC no ensino de Ciências, no contexto Latino- Americano, está em desenvolvimento, no entanto ainda é necessário avançar em termos teóricos- conceituais e metodológicos na direção de um PC focado na reflexão crítica sobre o mundo, sobre emancipação e transformação social.
Abstract/Resumen: The present investigation addresses, as its theme, the interrelations between Critical Thinking (CT) and Science teaching strategies in the Latin American context. Our intention is to identify and analyze the concepts, references, and teaching strategies, from the perspective of CT in Science, in different Latin American countries. This qualitative research, adopting a bibliographic and documentary approach, was grounded in content analysis and is organized into three main phases: i) The development of a literature review and the establishment of a state-of-the-art regarding the main theme; ii) the analysis of official educational policies (curricular guidelines and teacher training guidelines in Latin America; iii) the analysis of elementary school Science textbooks (LDCEF), always taking Latin American countries (Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Paraguay, and Peru) as a reference for analysis. In the first part of this study, we conducted a literature review and state of the art on the concepts, references, and teaching strategies that Latin American researchers have used to discuss CT in Science teaching. The results indicate that Latin American research is strongly influenced by CT in the perspective of rational and reflective thinking, focused primarily on Ennis and Portuguese scholars Tenreiro-Vieira and Vieira. Among the main teaching strategies used to promote CT are Sequences/Didactic Units, Experimentation, Argumentation, and Problem Solving. In the second part, we analyzed the Curricular Guidelines and Teacher Training Guidelines of Latin American countries to identify concepts, references, and teaching and teacher training strategies present in these documents. The results from these analyses revealed that the policies have been showing indications regarding a focus on PC emphasizing critical action, and teaching strategies that take reflection into account are more geared towards a critical profile (Reflective and Critical). These aspects are primarily discussed in the guidelines of Chile, Peru, and Colombia. In the third part, we conducted an analysis of 10 LDCEF from Latin American countries with the aim of to recognizing the pedagogical potential of teaching strategies in promoting PC in Science teaching. Four main empirical categories emerged from the analysis: Informative (698:1909), grouping complementary and additional teaching strategies analogous to traditional teaching; Exploratory (758:1909), teaching strategies that, when well mediated by the teacher, have the potential to develop some PC skills such as thinking, interpreting, researching, and questioning; Reflective (385:1909), strategies that can trigger reflection, autonomy, and interactive student participation; and Critical (68:1909), classifying teaching strategies that enable and stimulate critical being/acting, considered the most expected for developing education from the CT perspective in Science. We may observe that the perspective of PC in Science teaching in the Latin American context is under development; however, there is still a need to advance in theoretical-conceptual and methodological terms towards a PC focused on critical reflection on the world, emancipation, and social transformation.
Palavras-chave: Pensamento crítico
Métodos de ensino
Livro didático
Conceito
Política educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7544
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRUZ.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.