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Tipo: Dissertação
Título: A educação CTS na formação de professores de Ciências: implicações oriundas de uma proposta no novo Ensino Médio
Autor(es): Preussler, Vanda Thomas
Primeiro Orientador: München, Sinara
Primeiro membro da banca: Güllich, Roque Ismael da Costa
Segundo membro da banca: Pérez, Leonardo Fabio Martínez
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e compreender uma proposta de Formação Continuada (FC) de professores de Ciências no Novo Ensino Médio, pautada na Educação Ciência -Tecnologia - Sociedade (CTS). O problema de pesquisa consiste em responder ao seguinte questionamento: O que é isso que se mostra na prática de professores de Ciências, baseado na Educação CTS, no Novo Ensino Médio?. A pesquisa é balizada pela abordagem qualitativa, segundo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). A primeira parte da investigação teve por objetivo identificar pesquisas vinculadas à Educação CTS no Ensino Médio por intermédio da revisão bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados foram organizados em duas categorias finais emergentes: (1) Implicações da realidade escolar e da motivação dos alunos na formação e atuação do professor, com perspectiva CTS; (2) Percursos e resultados da formação e da prática de professores, com perspectiva CTS, no Ensino Médio, e evidenciam uma realidade escolar fragilizada, compreensões limitadas dos professores sobre CTS e falta de planejamento coletivo e interdisciplinar. A segunda e a terceira partes da pesquisa estão vinculadas ao processo de FC desenvolvido com os professores de Ciências. Neste contexto, a primeira parte da pesquisa empírica teve como objetivo elaborar e desenvolver uma proposta de FC de professores de Ciências baseada na Educação CTS, articulada ao Novo Ensino Médio. Utilizamos como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, realizada no primeiro encontro de formação e, por meio da ATD, obtivemos duas categorias emergentes: (1) Os saberes docentes e as mudanças possíveis no ensino de Ciências por intermédio da IFA; (2) Relação entre ACT, Educação CTS e Novo Ensino Médio: um ofício com base nos saberes docentes. Os resultados evidenciaram relações possíveis entre a Biologia e temas da saúde, a articulação entre os saberes docentes e a transformação da prática pedagógica a partir da Investigação - Formação - Ação (IFA), e a possibilidade de consolidação dos valores humanos e morais em favor da dignidade humana. A segunda parte da pesquisa empírica teve como objetivo compreender o processo de FC dos professores de Ciências e suas percepções acerca da Educação CTS no Novo Ensino Médio. A entrevista semiestruturada sobre o processo formativo, desenvolvida com os professores de Ciências, analisados pela ATD, forneceu os dados para a emergência de duas categorias finais, denominadas: (1) Tecendo fios com agulhas da investigação a partir do processo formativo em Educação CTS: a FC por área, na escola; e, (2) Os limites na tessitura dos fios para trabalhar Educação CTS no NEM: o contexto profissional, o planejamento por área e a redução da carga horária da Formação Geral Básica (FGB). Os resultados da pesquisa apontam a ampliação do conhecimento do professor sobre CTS, o trabalho interdisciplinar e o processo reflexivo da investigação como potencial no ensino de Ciências. Em contraponto, apresentam o contexto profissional, a falta de planejamento por área e a redução da FGB como entraves que limitam a Educação CTS no NEM.
Abstract/Resumen: This study aims at developing and understanding a proposal for Continuing Education (FC) for science teachers in the New High School, based on Science-Technology- Society Education (CTS). The research problem consists of answering the following question: What is shown in the practice of science teachers, based on CTS Education, in the New High School? The research is based on a qualitative approach, according to the principles of Discursive Textual Analysis (ATD). The first part of the investigation aimed at identifying research linked to CTS Education in High School Education through a bibliographic review in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD).The results were organized into two final emerging categories: (1) Implications of school reality and student motivation on teacher training and practice, with a CTS perspective; (2) Trajectories and results of teacher training and practice, with a CTS perspective, in High School education, and show a weakened school reality, limited teacher understanding of CTS and a lack of collective and interdisciplinary planning. The second and third parts of the research are linked to the CF process developed with the science teachers. In this context, the first part of the empirical research aimed at designing and developing a CF proposal for science teachers based on CTS education, linked to the New High School Education. We used a semi-structured interview as a research instrument, carried out at the first training meeting and, through the ATD, we obtained two emerging categories: (1) Teacher knowledge and possible changes in science teaching through the IFA; (2) Relationship among ACT, CTS Education and the New High School: an occupation based on teacher knowledge. The results demonstrate possible relation between Biology and health issues, the articulation among teaching knowledge and the transformation of teaching practice based on Action Research-Training (IFA), and the possibility of consolidating human and moral values in favor of human dignity. The second part of the empirical research aimed at understanding the CF process of science teachers and their perceptions of STS education in the New High School Education. The semi-structured interview on the training process, developed with the science teachers, analyzed by the ATD, provided the data for the emergence of two final categories: (1) Weaving threads with research needles from the training process in CTS Education: CF by area, at school; and, (2) The limits in weaving the threads to work with CTS Education in NEM: the professional context, planning by area and the reduction in the workload of General Basic Education (FGB). The results of the research point to the expansion of teachers' knowledge about CTS, interdisciplinary work and the reflective process of investigation as potential in science teaching. On the other hand, they point to the professional context, the lack of planning by area and the reduction in FGB as obstacles that limit CTS education at the NEM.
Palavras-chave: Educação
Formação de Professores
Formação continuada do professor
Ensino Médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7545
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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