Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Micheletto, Yasmine Miguel Serafini-
dc.creatorLadislau, Hallison-
dc.date2024-
dc.date.accessioned2024-04-25T18:19:55Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-04-25T18:19:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7547-
dc.description.resumoEste estudo teve como principal foco a construção de um jogo didático sobre a Tabela periódica dos elementos químicos para ser aplicado em sala de aula na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escolha do conteúdo e do público-alvo para a utilização desse jogo está relacionada às dificuldades apresentadas por esses educandos em relação à aprendizagem de Química. Haja vista que a compreensão da tabela periódica é a base de muitos outros conteúdos desta disciplina. A atividade lúdica produzida neste trabalho foi o bingo da tabela periódica, em que visou a busca de nomes dos elementos, símbolos, números atômicos, números de massas, prótons, elétrons e nêutrons. A atividade ocorreu por meio de uma oficina ofertada aos estudantes, no período noturno, em uma aula de química, a qual foi disponibilizada pela professora regente da turma. Além dos dados registrados por meio de observações do professor/mediador durante a aula, houve a aplicação de um questionário referente a atividade elaborada. Com isso, pode-se analisar que o jogo proposto foi bem recebido e bem avaliado pelos estudantes, contribuindo, assim, de maneira positiva para a aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2024-04-25T12:16:57Z No. of bitstreams: 1 LADISLAU.pdf: 1475653 bytes, checksum: 935b7b44b7bccc3c8c735f5e519ca6ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-25T18:19:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LADISLAU.pdf: 1475653 bytes, checksum: 935b7b44b7bccc3c8c735f5e519ca6ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-25T18:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LADISLAU.pdf: 1475653 bytes, checksum: 935b7b44b7bccc3c8c735f5e519ca6ab (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.titleO jogo do bingo como estratégia no ensino e na aprendizagem da tabela periódicapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LADISLAU.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.