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Tipo: Dissertação
Título: As competências do administrador em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável: percepções de formandos dos Cursos de Administração de Instituições de Ensino Superior, no município de Santa Rosa - RS
Autor(es): Silva, Schana Shirley
Primeiro Orientador: Anes, Carlos Eduardo Ruschel
Primeiro coorientador: Dalcin, Dionéia
Primeiro membro da banca: Rotta, Edemar
Segundo membro da banca: Höfler, Cláudio Edilberto
Resumo: O desenvolvimento está relacionado com a proposta de uma qualidade de vida melhor para as gerações atuais e futuras. Compreende-se a importância de tratar o desenvolvimento a partir de aspectos que o tornem includente, sustentável e sustentado, ou seja, diante da consideração de dimensões social, ambiental, territorial, econômica e política. O profissional formado pelo Curso de Administração é relevante neste contexto, uma vez que gerencia ambientes organizacionais, cujo impacto no desenvolvimento das localidades é perceptível. Para isso, é fundamental que os Cursos de Administração trabalhem a captação de competências que tornem os administradores agentes efetivos no alcance do desenvolvimento includente, sustentável e sustentado. Entretanto, os conhecimentos abordados nos Cursos de Administração se inclinam para as características de um ou de outro tipo de racionalidades, neste caso, diferenciadas em racionalidade instrumental e racionalidade substantiva. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender as racionalidades nas percepções dos formandos dos cursos de Administração presenciais das IES de Santa Rosa - RS, sobre as competências profissionais do Administrador em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem fenomenológica interpretativa, sendo classificada como qualitativa, descritiva, bibliográfica e de campo. O refinamento dos dados foi conduzido pela técnica de análise de conteúdo, que buscou evidenciar por meio da análise das percepções dos formandos em administração, os subsídios necessários para o atendimento dos objetivos geral e específicos da pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstraram que do total de oito das competências profissionais do administrador obteve-se a predominância da racionalidade instrumental em cinco competências profissionais, já as competências profissionais “Raciocínio lógico, crítico e analítico” e “Iniciativa, criatividade, determinação e vontade política e administrativa” apresentaram a predominância de ambas as racionalidades. Apenas na competência profissional “Transferência de conhecimentos” ocorreu a predominância da racionalidade substantiva. E a partir de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável o estudo identificou a predominância da racionalidade instrumental na dimensão econômica; em contrapartida, na dimensão social prevaleceram características da racionalidade substantiva. Na dimensão ambiental apresentaram-se correlações de ambas as racionalidades na percepção dos entrevistados. Já nas dimensões territoriais e políticas houve uma análise inconclusa em parte dos resultados, na medida em que estes identificam as oportunidades e avanços no processo formativo de novos profissionais na área da administração. E, por fim, em uma perspectiva de desenvolvimento sustentável é importante ressaltar que ambas as formas de racionalidade podem coexistir no cenário das organizações contemporâneas.
Abstract/Resumen: The development is related with a proposta of a better quality of life to the next and the current generation. Corresponding the importance of treating the development from the aspects that turn inclusive, sustainable and sustained, or it be, by the consideration of social, ambiental, territorial, economic and political dimensions. The graduated professional by the Management Course is relevant in this context, once that manages organizational environments, whose impact the development of the locations is perceptive. For that, is fundamental that the Management Course labor the capture of the competences that turn the administrator effective agents at the reach the development including, sustainable and sustained. However the knowledge approached at the Management Courses lean to the characteristics of one or other type of rationalities, in this case, distinguish in instrumental and substantive rationality. In view of that, the objective of this study is to comprehend how the rationality in the perception of the graduates of the presencial modality Management Courses's perception of the Santa Rosa/RS's colleges about the professional skills of the Manager in a perspective of sustainable development. The research is characterized for a interpretative phenomenological approach, been classified as qualitative, descriptive, bibliographic and in field research. The data refinement was conducted by the analysis technique of the content, which sought to evidence through the analysis of the perceptions of management graduates, the necessary subsidies to meet the general and specific objectives of the research. The research results show that of the total of eight of the professional competencies of the administrator obtained the predominance of instrumental rationality in five professional competencies, while the professional competencies "Logical, critical and analytical reasoning" and "Initiative, creativity, determination and political and administrative will" present the predominance of both rationalities. Only the professional competence "Transfer of knowledge" had a predominance of substantive rationality. And from a sustainable development perspective, the study identified the predominance of instrumental rationality in the economic dimension, while in the social dimension, characteristics of substantive rationality prevailed. In the environmental dimension there were correlations of both rationalities in the perception of the interviewees. In the territorial and political dimensions, there was an inconclusive analysis in parts of the results, results that identify opportunities and advances in the training process of new professionals in the area of administration. Finally, from a sustainable development perspective, it is important to emphasize that both forms of rationality can coexist in the scenario of contemporary organizations.
Palavras-chave: Administradores
Competência profissional
Racionalidade
Desenvolvimento sustentável
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7559
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
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