Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7564
Type: Artigo Cientifico
Título : Gênero e sexualidades na escola: como abordar essas questões?
Author: Mélo, Máida Ariane de
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
Resume: Os debates sobre educação, gênero e sexualidades provocam desconforto e polêmica não só no ambiente escolar, mas na sociedade em geral e foram objeto de polarização nos últimos anos. Diante desse cenário, este artigo tem por objetivo refletir sobre como as questões de gênero e sexualidades são abordadas na escola, se o são. através de uma pesquisa qualitativa, exploratória, orientada por revisão bibliográfica. Inicialmente, discutimos o papel da escola enquanto instituição social capaz de promover ou romper estereótipos que reforçam relações hierárquicas de desigualdade de gênero e diversidade sexual. Em seguida, esclarecemos os termos gênero, identidades de gênero, sexo, sexualidades e corpo, uma vez que são conceitos construídos social e historicamente, e quando compreendidos e utilizados corretamente, nos permitem explicar situações socias de maneira crítica, além de refutar a falácia da “ideologia de gênero". Nesse contexto, abordamos as concepções “freireanas” de “cultura do silêncio” e “corpo consciente” e “foucaultianas” de controle, vigilância e disciplinamento dos corpos, para concluir que a escola reproduz condutas e discursos dominantes quando o assunto é gênero e sexualidades. Diante dessa constatação, “construir” uma escola que celebre a diversidade, que eduque sem segregar e evitar as diferenças, que esteja aberta ao diálogo e à escuta, é um desafio imenso, complexo, possível e necessário.
Resumen : Debates about education, gender and sexualities cause discomfort and controversy not only in the school environment, but in society in general and have been the subject of polarization in recent years. Given this scenario, this article aims to reflect on how issues of gender and sexualities are addressed at school, if at all. through qualitative, exploratory research, guided by a bibliographic review. Initially, we discuss the role of the school as a social institution capable of promoting or breaking stereotypes that reinforce hierarchical relationships of gender inequality and sexual diversity. Next, we clarify the terms gender, gender identities, sex, sexualitie and body, since they are socially and historically constructed concepts, and when understood and used correctly, they allow us to explain social situations in a critical way, in addition to refuting the fallacy of “gender ideology”. In this context, we approach the “Freirean” conceptions of “culture of silence” and “conscious body” and “Foucauldian” concepts of control, surveillance and disciplining of bodies to conclude that the school reproduces dominant behaviors and discourses when the subject is gender and sexualities. Given this observation, “building” a school that celebrates diversity, that educates without segregating and avoiding differences, that is open to dialogue and listening, is an immense, complex, possible and necessary challenge
Palabras clave : gênero
sexualidades
escola
cultura do silêncio
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7564
Fecha de publicación : abr-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MÉLO.pdf224,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.