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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pierozan, Sandra Simone Hopner-
dc.creatorPolli, Vanessa-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-05-03T17:17:58Z-
dc.date.available2025-04-29-
dc.date.available2024-05-03T17:17:58Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7575-
dc.description.resumoEfetivar uma gestão democrática na escola pública, com vistas a atingir não só a universalização da educação como a qualidade do ensino, pressupõe, dentre uma série de fatores, promover a participação dos pais ou responsáveis no cotidiano escolar. Nessa direção, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 3º, inciso VIII e artigo 14 indica a execução de uma gestão democrática do ensino público e participação da comunidade. Já o Plano Nacional de Educação ainda em vigor, instituído pela lei 13.005/2014, prevê o “estreitamento das relações entre as escolas e as famílias”. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar o que se compreende por participação e de que forma ela se manifesta no Plano de Ação da equipe gestora de uma escola pública de Getúlio Vargas (gestão 2023-2024), especificamente no que se refere à participação dos pais na escola. Com esse propósito, procedeu-se a uma análise documental, assim como pesquisa bibliográfica, alicerçada, sobretudo, em Bordenave (2013), Prado (2000) e Paro (2007, 2012). De posse do arcabouço teórico e com base na análise do referido Plano de Gestão foi possível concluir que as formas de participação dos pais ainda encontram-se no nível de informação, quando muito, no nível de consulta facultativa, descrito por Bordenave (2013). Isso posto, faz-se mister compreender que a participação é condição para a implementação de uma gestão democrática e, além de consistir numa necessidade humana, é um direito que pressupõe diálogo, vivência coletiva e oportunidade de pô-la em prática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-30T17:01:19Z No. of bitstreams: 1 POLLI.pdf: 254131 bytes, checksum: 9b6a74cc2d43ef369d8fab4bba635ced (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-03T17:17:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 POLLI.pdf: 254131 bytes, checksum: 9b6a74cc2d43ef369d8fab4bba635ced (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-03T17:17:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLLI.pdf: 254131 bytes, checksum: 9b6a74cc2d43ef369d8fab4bba635ced (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectParticipação dos paispt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectNíveis de participaçãopt_BR
dc.titleGestão democrática e participação dos pais: olhar(es) sobre o plano de gestão (2023-2024) de uma escola pública de Getúlio Vargas - RSpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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