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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7575
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pierozan, Sandra Simone Hopner | - |
dc.creator | Polli, Vanessa | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-03T17:17:58Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29 | - |
dc.date.available | 2024-05-03T17:17:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7575 | - |
dc.description.resumo | Efetivar uma gestão democrática na escola pública, com vistas a atingir não só a universalização da educação como a qualidade do ensino, pressupõe, dentre uma série de fatores, promover a participação dos pais ou responsáveis no cotidiano escolar. Nessa direção, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 3º, inciso VIII e artigo 14 indica a execução de uma gestão democrática do ensino público e participação da comunidade. Já o Plano Nacional de Educação ainda em vigor, instituído pela lei 13.005/2014, prevê o “estreitamento das relações entre as escolas e as famílias”. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar o que se compreende por participação e de que forma ela se manifesta no Plano de Ação da equipe gestora de uma escola pública de Getúlio Vargas (gestão 2023-2024), especificamente no que se refere à participação dos pais na escola. Com esse propósito, procedeu-se a uma análise documental, assim como pesquisa bibliográfica, alicerçada, sobretudo, em Bordenave (2013), Prado (2000) e Paro (2007, 2012). De posse do arcabouço teórico e com base na análise do referido Plano de Gestão foi possível concluir que as formas de participação dos pais ainda encontram-se no nível de informação, quando muito, no nível de consulta facultativa, descrito por Bordenave (2013). Isso posto, faz-se mister compreender que a participação é condição para a implementação de uma gestão democrática e, além de consistir numa necessidade humana, é um direito que pressupõe diálogo, vivência coletiva e oportunidade de pô-la em prática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-30T17:01:19Z No. of bitstreams: 1 POLLI.pdf: 254131 bytes, checksum: 9b6a74cc2d43ef369d8fab4bba635ced (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-03T17:17:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLLI.pdf: 254131 bytes, checksum: 9b6a74cc2d43ef369d8fab4bba635ced (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Níveis de participação | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática e participação dos pais: olhar(es) sobre o plano de gestão (2023-2024) de uma escola pública de Getúlio Vargas - RS | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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