Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7575
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | Gestão democrática e participação dos pais: olhar(es) sobre o plano de gestão (2023-2024) de uma escola pública de Getúlio Vargas - RS |
Author: | Polli, Vanessa |
First advisor: | Pierozan, Sandra Simone Hopner |
Resume: | Efetivar uma gestão democrática na escola pública, com vistas a atingir não só a universalização da educação como a qualidade do ensino, pressupõe, dentre uma série de fatores, promover a participação dos pais ou responsáveis no cotidiano escolar. Nessa direção, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 3º, inciso VIII e artigo 14 indica a execução de uma gestão democrática do ensino público e participação da comunidade. Já o Plano Nacional de Educação ainda em vigor, instituído pela lei 13.005/2014, prevê o “estreitamento das relações entre as escolas e as famílias”. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar o que se compreende por participação e de que forma ela se manifesta no Plano de Ação da equipe gestora de uma escola pública de Getúlio Vargas (gestão 2023-2024), especificamente no que se refere à participação dos pais na escola. Com esse propósito, procedeu-se a uma análise documental, assim como pesquisa bibliográfica, alicerçada, sobretudo, em Bordenave (2013), Prado (2000) e Paro (2007, 2012). De posse do arcabouço teórico e com base na análise do referido Plano de Gestão foi possível concluir que as formas de participação dos pais ainda encontram-se no nível de informação, quando muito, no nível de consulta facultativa, descrito por Bordenave (2013). Isso posto, faz-se mister compreender que a participação é condição para a implementação de uma gestão democrática e, além de consistir numa necessidade humana, é um direito que pressupõe diálogo, vivência coletiva e oportunidade de pô-la em prática. |
Palabras clave : | Participação dos pais Gestão democrática Escola Família Níveis de participação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7575 |
Fecha de publicación : | abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
POLLI.pdf | 248,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.