Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7575
Type: Artigo Cientifico
Title: Gestão democrática e participação dos pais: olhar(es) sobre o plano de gestão (2023-2024) de uma escola pública de Getúlio Vargas - RS
Author: Polli, Vanessa
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
Resume: Efetivar uma gestão democrática na escola pública, com vistas a atingir não só a universalização da educação como a qualidade do ensino, pressupõe, dentre uma série de fatores, promover a participação dos pais ou responsáveis no cotidiano escolar. Nessa direção, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 3º, inciso VIII e artigo 14 indica a execução de uma gestão democrática do ensino público e participação da comunidade. Já o Plano Nacional de Educação ainda em vigor, instituído pela lei 13.005/2014, prevê o “estreitamento das relações entre as escolas e as famílias”. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar o que se compreende por participação e de que forma ela se manifesta no Plano de Ação da equipe gestora de uma escola pública de Getúlio Vargas (gestão 2023-2024), especificamente no que se refere à participação dos pais na escola. Com esse propósito, procedeu-se a uma análise documental, assim como pesquisa bibliográfica, alicerçada, sobretudo, em Bordenave (2013), Prado (2000) e Paro (2007, 2012). De posse do arcabouço teórico e com base na análise do referido Plano de Gestão foi possível concluir que as formas de participação dos pais ainda encontram-se no nível de informação, quando muito, no nível de consulta facultativa, descrito por Bordenave (2013). Isso posto, faz-se mister compreender que a participação é condição para a implementação de uma gestão democrática e, além de consistir numa necessidade humana, é um direito que pressupõe diálogo, vivência coletiva e oportunidade de pô-la em prática.
Keywords: Participação dos pais
Gestão democrática
Escola
Família
Níveis de participação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7575
Issue Date: Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLLI.pdf248,17 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.