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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pierozan, Sandra Simone Hopner-
dc.creatorBatista, Luciana Aparecida da Silveira Neves-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-05-03T18:09:55Z-
dc.date.available2025-04-29-
dc.date.available2024-05-03T18:09:55Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577-
dc.description.resumoA coordenação pedagógica é uma função mobilizadora dos processos pedagógicos e articuladora da relação entre os diferentes segmentos da comunidade escolar que vem ganhando destaque nos estudos recentes. Este artigo busca compreender o papel do coordenador pedagógico no contexto da Educação Infantil, discutindo aspectos políticos e pedagógicos da sua atuação e analisando a relação entre diretor e coordenador pedagógico na mobilização de um Projeto Político-Pedagógico que contempla as especificidades da infância. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio de análise de conteúdo, envolvendo estudos de fonte documental e bibliográfica. As reflexões foram divididas em três sessões: a primeira contextualiza o surgimento do cargo de coordenação pedagógica tomando como base os marcos legais. A segunda apresenta as especificidades da escola de Educação Infantil. Por fim, discute os aspectos políticos e pedagógicos que amparam a função do coordenador pedagógico, no município de Soledade/RS. Este trabalho traz contribuições teórico metodológicas que demonstram que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos educativos que ocorrem na instituição escolar, sobretudo na formação dos professores. E que sinalizam que quanto mais este profissional se voltar para as responsabilidades específicas a sua função, na escola de Educação Infantil, maior serão as possibilidades de qualificar os processos pedagógicos que ocorrem nesta etapa. Em contrapartida, o distanciamento do coordenador das reais atribuições fortalece a manutenção de uma pedagogia tradicional e de um currículo escolarizado que não respeita e não valoriza as potências da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-30T16:50:24Z No. of bitstreams: 1 BATISTA.pdf: 218970 bytes, checksum: 31c2b0db689c23173687f97477719238 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-03T18:09:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATISTA.pdf: 218970 bytes, checksum: 31c2b0db689c23173687f97477719238 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica frente a mobilização de um currículo para a infânciapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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