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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pierozan, Sandra Simone Höpner | - |
dc.creator | Batista, Luciana Aparecida da Silveira Neves | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-03T18:09:55Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29 | - |
dc.date.available | 2024-05-03T18:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577 | - |
dc.description.resumo | A coordenação pedagógica é uma função mobilizadora dos processos pedagógicos e articuladora da relação entre os diferentes segmentos da comunidade escolar que vem ganhando destaque nos estudos recentes. Este artigo busca compreender o papel do coordenador pedagógico no contexto da Educação Infantil, discutindo aspectos políticos e pedagógicos da sua atuação e analisando a relação entre diretor e coordenador pedagógico na mobilização de um Projeto Político-Pedagógico que contempla as especificidades da infância. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio de análise de conteúdo, envolvendo estudos de fonte documental e bibliográfica. As reflexões foram divididas em três sessões: a primeira contextualiza o surgimento do cargo de coordenação pedagógica tomando como base os marcos legais. A segunda apresenta as especificidades da escola de Educação Infantil. Por fim, discute os aspectos políticos e pedagógicos que amparam a função do coordenador pedagógico, no município de Soledade/RS. Este trabalho traz contribuições teórico metodológicas que demonstram que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos educativos que ocorrem na instituição escolar, sobretudo na formação dos professores. E que sinalizam que quanto mais este profissional se voltar para as responsabilidades específicas a sua função, na escola de Educação Infantil, maior serão as possibilidades de qualificar os processos pedagógicos que ocorrem nesta etapa. Em contrapartida, o distanciamento do coordenador das reais atribuições fortalece a manutenção de uma pedagogia tradicional e de um currículo escolarizado que não respeita e não valoriza as potências da criança. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-30T16:50:24Z No. of bitstreams: 1 BATISTA.pdf: 218970 bytes, checksum: 31c2b0db689c23173687f97477719238 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-03T18:09:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BATISTA.pdf: 218970 bytes, checksum: 31c2b0db689c23173687f97477719238 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-03T18:09:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BATISTA.pdf: 218970 bytes, checksum: 31c2b0db689c23173687f97477719238 (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | A coordenação pedagógica frente a mobilização de um currículo para a infância | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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