Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577| Tipo: | Artigo Cientifico |
| Título: | A coordenação pedagógica frente a mobilização de um currículo para a infância |
| Autor(es): | Batista, Luciana Aparecida da Silveira Neves |
| Primeiro Orientador: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
| Resumo: | A coordenação pedagógica é uma função mobilizadora dos processos pedagógicos e articuladora da relação entre os diferentes segmentos da comunidade escolar que vem ganhando destaque nos estudos recentes. Este artigo busca compreender o papel do coordenador pedagógico no contexto da Educação Infantil, discutindo aspectos políticos e pedagógicos da sua atuação e analisando a relação entre diretor e coordenador pedagógico na mobilização de um Projeto Político-Pedagógico que contempla as especificidades da infância. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio de análise de conteúdo, envolvendo estudos de fonte documental e bibliográfica. As reflexões foram divididas em três sessões: a primeira contextualiza o surgimento do cargo de coordenação pedagógica tomando como base os marcos legais. A segunda apresenta as especificidades da escola de Educação Infantil. Por fim, discute os aspectos políticos e pedagógicos que amparam a função do coordenador pedagógico, no município de Soledade/RS. Este trabalho traz contribuições teórico metodológicas que demonstram que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos educativos que ocorrem na instituição escolar, sobretudo na formação dos professores. E que sinalizam que quanto mais este profissional se voltar para as responsabilidades específicas a sua função, na escola de Educação Infantil, maior serão as possibilidades de qualificar os processos pedagógicos que ocorrem nesta etapa. Em contrapartida, o distanciamento do coordenador das reais atribuições fortalece a manutenção de uma pedagogia tradicional e de um currículo escolarizado que não respeita e não valoriza as potências da criança. |
| Palavras-chave: | Coordenação Pedagógica Educação Infantil Projeto Político-Pedagógico Formação continuada |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577 |
| Data do documento: | Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BATISTA.pdf | 213.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.