Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577
Type: Artigo Cientifico
Título : A coordenação pedagógica frente a mobilização de um currículo para a infância
Author: Batista, Luciana Aparecida da Silveira Neves
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
Resume: A coordenação pedagógica é uma função mobilizadora dos processos pedagógicos e articuladora da relação entre os diferentes segmentos da comunidade escolar que vem ganhando destaque nos estudos recentes. Este artigo busca compreender o papel do coordenador pedagógico no contexto da Educação Infantil, discutindo aspectos políticos e pedagógicos da sua atuação e analisando a relação entre diretor e coordenador pedagógico na mobilização de um Projeto Político-Pedagógico que contempla as especificidades da infância. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio de análise de conteúdo, envolvendo estudos de fonte documental e bibliográfica. As reflexões foram divididas em três sessões: a primeira contextualiza o surgimento do cargo de coordenação pedagógica tomando como base os marcos legais. A segunda apresenta as especificidades da escola de Educação Infantil. Por fim, discute os aspectos políticos e pedagógicos que amparam a função do coordenador pedagógico, no município de Soledade/RS. Este trabalho traz contribuições teórico metodológicas que demonstram que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos educativos que ocorrem na instituição escolar, sobretudo na formação dos professores. E que sinalizam que quanto mais este profissional se voltar para as responsabilidades específicas a sua função, na escola de Educação Infantil, maior serão as possibilidades de qualificar os processos pedagógicos que ocorrem nesta etapa. Em contrapartida, o distanciamento do coordenador das reais atribuições fortalece a manutenção de uma pedagogia tradicional e de um currículo escolarizado que não respeita e não valoriza as potências da criança.
Palabras clave : Coordenação Pedagógica
Educação Infantil
Projeto Político-Pedagógico
Formação continuada
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577
Fecha de publicación : abr-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BATISTA.pdf213,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.