Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577| Type: | Artigo Cientifico |
| Título : | A coordenação pedagógica frente a mobilização de um currículo para a infância |
| Author: | Batista, Luciana Aparecida da Silveira Neves |
| First advisor: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
| Resume: | A coordenação pedagógica é uma função mobilizadora dos processos pedagógicos e articuladora da relação entre os diferentes segmentos da comunidade escolar que vem ganhando destaque nos estudos recentes. Este artigo busca compreender o papel do coordenador pedagógico no contexto da Educação Infantil, discutindo aspectos políticos e pedagógicos da sua atuação e analisando a relação entre diretor e coordenador pedagógico na mobilização de um Projeto Político-Pedagógico que contempla as especificidades da infância. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio de análise de conteúdo, envolvendo estudos de fonte documental e bibliográfica. As reflexões foram divididas em três sessões: a primeira contextualiza o surgimento do cargo de coordenação pedagógica tomando como base os marcos legais. A segunda apresenta as especificidades da escola de Educação Infantil. Por fim, discute os aspectos políticos e pedagógicos que amparam a função do coordenador pedagógico, no município de Soledade/RS. Este trabalho traz contribuições teórico metodológicas que demonstram que o coordenador pedagógico tem um papel fundamental na gestão dos processos educativos que ocorrem na instituição escolar, sobretudo na formação dos professores. E que sinalizam que quanto mais este profissional se voltar para as responsabilidades específicas a sua função, na escola de Educação Infantil, maior serão as possibilidades de qualificar os processos pedagógicos que ocorrem nesta etapa. Em contrapartida, o distanciamento do coordenador das reais atribuições fortalece a manutenção de uma pedagogia tradicional e de um currículo escolarizado que não respeita e não valoriza as potências da criança. |
| Palabras clave : | Coordenação Pedagógica Educação Infantil Projeto Político-Pedagógico Formação continuada |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Embargado |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7577 |
| Fecha de publicación : | abr-2024 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BATISTA.pdf | 213.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.