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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Políticas de formação continuada para os profissionais da educação: um estudo do proforma no município de Soledade/RS
Título(s) alternativo(s): Continuing training policies for education professionals: a study of the proforma in the municipality of Soledade/RS
Autor(es): Santos, Camila Knopf Flores dos
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar o estudo acerca das políticas educacionais para a formação continuada dos profissionais da educação, em que utilizei o Programa Municipal de Formação Permanente dos Trabalhadores da Educação-PROFORMA, em específico, o eixo espaço-tempo de serviço que contempla a formação continuada das escolas do campo, no município de Soledade/RS. Essa escolha justificou-se pela necessidade de pensar nos processos formativos por outro viés, através do PROFORMA, com o intuito de mobilizar e aprofundar reflexões teóricos-metodológicas sobre as políticas educacionais, formação permanente e práxis dialógica. Para tanto, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, bibliográfica, documental com abordagem qualitativa. Na realização deste estudo foram utilizados, entre outros, os aportes teóricos de Rosa, Lima e Aguiar (2021), Lima (2016), Draibe (2001), Sander (2007) e Benincá (2002). O estudo foi dividido em três sessões: a primeira sessão problematizou a concepção de políticas educacionais. Em seguida, a segunda sessão contextualizou o PROFORMA, como um recurso metodológico, que potencializa os processos educativos, em especial, ensino e aprendizagem com vivências coletivas e imersões nos territórios. E por fim, a terceira e a quarta sessões abordaram a Formação Permanente para os Profissionais Municipais da Educação em Espaço-Tempo de Serviço da Escola, utilizando, como exemplo, o plano de formação continuada das escolas do campo. Ao concluir esse texto procurei refletir em favor da importância de processos formativos que desenvolvam princípios investigativos, possibilitando a harmonia entre ciência e práticas pedagógicas realizadas no contexto escolar.
Abstract/Resumen: This article aims to present the study on educational policies for the continued training of education professionals, in which I used the Municipal Program for Permanent Training of Education Workers-PROFORMA, specifically, the space-time axis of service that contemplates training continuation of rural schools, in the municipality of Soledade/RS. This choice was justified by the need to think about training processes from another perspective, through PROFORMA, with the aim of mobilizing and deepening theoretical-methodological reflections on educational policies, ongoing training and dialogical praxis. To this end, the research was characterized as descriptive, bibliographic, documentary with a qualitative approach. In carrying out this study, the theoretical contributions of Rosa, Lima e Aguiar (2021), Lima (2016), Draibe (2001), Sander (2007) and Benincá (2002) were used, among others. The study was divided into three sessions: the first session problematized the conception of educational policies. Then, the second session contextualized PROFORMA, as a methodological resource, which enhances educational processes, in particular, teaching and learning with collective experiences and immersions in territories. And finally, the third and fourth sessions addressed Continuing Training for Municipal Education Professionals in School Service Space-Time, using, as an example, the continuing training plan of rural schools. At the conclusion of this text, I sought to reflect on the importance of training processes that develop investigative principles, enabling harmony between science and pedagogical practices carried out in the school context.
Palavras-chave: Políticas educacionais
Formação continuada
PROFORMA
Espaço-tempo de serviço
Escolas do campo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7578
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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