Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sartori, Jerônimo-
dc.creatorNunes, Sidinéia Loureiro-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-05-03T18:15:02Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2024-05-03T18:15:02Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579-
dc.description.resumoO presente trabalho surge a partir de uma inquietação pessoal, tendo como horizonte para o estudo a seguinte questão: Qual é o papel da Coordenação Pedagógica, tendo em vista as especificidades da Educação Escolar Indígena Kaingang? Nesse viés, a pesquisa tem por finalidade: compreender o papel do coordenador pedagógico em uma escola indígena, considerando as especificidades da Educação Escolar Indígena. O estudo ancora-se em uma abordagem qualitativa, sendo elaborado por meio de estudos bibliográficos, embasados em autores que pesquisam sobre o tema – papel do coordenador pedagógico. O artigo traz um breve histórico sobre a Educação Escolar Indígena, da mesma forma um breve histórico do surgimento do coordenador pedagógico e suas atribuições na coordenação dos processos pedagógicos na escola indígena de educação básica. Também, traz uma discussão sobre a função da coordenação pedagógica na perspectiva democrática, destacando as forças presentes em uma escola indígena e a importância de propiciar a participação e desenvolver a autonomia, especialmente, quando se trata da tomada de decisões na escola indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-30T17:41:11Z No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 389162 bytes, checksum: d1b256da3c98d8b533a6ca2b1d425fd8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-03T18:15:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 389162 bytes, checksum: d1b256da3c98d8b533a6ca2b1d425fd8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-03T18:15:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 389162 bytes, checksum: d1b256da3c98d8b533a6ca2b1d425fd8 (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleCoordenação pedagógica - saberes e fazeres: na perspectiva da educação escolar indígenapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES.pdf380,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.