Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.creator | Nunes, Sidinéia Loureiro | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-03T18:15:02Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30 | - |
dc.date.available | 2024-05-03T18:15:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho surge a partir de uma inquietação pessoal, tendo como horizonte para o estudo a seguinte questão: Qual é o papel da Coordenação Pedagógica, tendo em vista as especificidades da Educação Escolar Indígena Kaingang? Nesse viés, a pesquisa tem por finalidade: compreender o papel do coordenador pedagógico em uma escola indígena, considerando as especificidades da Educação Escolar Indígena. O estudo ancora-se em uma abordagem qualitativa, sendo elaborado por meio de estudos bibliográficos, embasados em autores que pesquisam sobre o tema – papel do coordenador pedagógico. O artigo traz um breve histórico sobre a Educação Escolar Indígena, da mesma forma um breve histórico do surgimento do coordenador pedagógico e suas atribuições na coordenação dos processos pedagógicos na escola indígena de educação básica. Também, traz uma discussão sobre a função da coordenação pedagógica na perspectiva democrática, destacando as forças presentes em uma escola indígena e a importância de propiciar a participação e desenvolver a autonomia, especialmente, quando se trata da tomada de decisões na escola indígena. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-30T17:41:11Z No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 389162 bytes, checksum: d1b256da3c98d8b533a6ca2b1d425fd8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-03T18:15:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 389162 bytes, checksum: d1b256da3c98d8b533a6ca2b1d425fd8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-05-03T18:15:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 389162 bytes, checksum: d1b256da3c98d8b533a6ca2b1d425fd8 (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Coordenador pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | Coordenação pedagógica - saberes e fazeres: na perspectiva da educação escolar indígena | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NUNES.pdf | 380,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.