Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Coordenação pedagógica - saberes e fazeres: na perspectiva da educação escolar indígena
Autor(es): Nunes, Sidinéia Loureiro
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Resumo: O presente trabalho surge a partir de uma inquietação pessoal, tendo como horizonte para o estudo a seguinte questão: Qual é o papel da Coordenação Pedagógica, tendo em vista as especificidades da Educação Escolar Indígena Kaingang? Nesse viés, a pesquisa tem por finalidade: compreender o papel do coordenador pedagógico em uma escola indígena, considerando as especificidades da Educação Escolar Indígena. O estudo ancora-se em uma abordagem qualitativa, sendo elaborado por meio de estudos bibliográficos, embasados em autores que pesquisam sobre o tema – papel do coordenador pedagógico. O artigo traz um breve histórico sobre a Educação Escolar Indígena, da mesma forma um breve histórico do surgimento do coordenador pedagógico e suas atribuições na coordenação dos processos pedagógicos na escola indígena de educação básica. Também, traz uma discussão sobre a função da coordenação pedagógica na perspectiva democrática, destacando as forças presentes em uma escola indígena e a importância de propiciar a participação e desenvolver a autonomia, especialmente, quando se trata da tomada de decisões na escola indígena.
Palavras-chave: Coordenação pedagógica
Educação escolar indígena
Coordenador pedagógico
Participação
Autonomia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES.pdf380,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.