Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579
Type: Artigo Cientifico
Title: Coordenação pedagógica - saberes e fazeres: na perspectiva da educação escolar indígena
Author: Nunes, Sidinéia Loureiro
First advisor: Sartori, Jerônimo
Resume: O presente trabalho surge a partir de uma inquietação pessoal, tendo como horizonte para o estudo a seguinte questão: Qual é o papel da Coordenação Pedagógica, tendo em vista as especificidades da Educação Escolar Indígena Kaingang? Nesse viés, a pesquisa tem por finalidade: compreender o papel do coordenador pedagógico em uma escola indígena, considerando as especificidades da Educação Escolar Indígena. O estudo ancora-se em uma abordagem qualitativa, sendo elaborado por meio de estudos bibliográficos, embasados em autores que pesquisam sobre o tema – papel do coordenador pedagógico. O artigo traz um breve histórico sobre a Educação Escolar Indígena, da mesma forma um breve histórico do surgimento do coordenador pedagógico e suas atribuições na coordenação dos processos pedagógicos na escola indígena de educação básica. Também, traz uma discussão sobre a função da coordenação pedagógica na perspectiva democrática, destacando as forças presentes em uma escola indígena e a importância de propiciar a participação e desenvolver a autonomia, especialmente, quando se trata da tomada de decisões na escola indígena.
Keywords: Coordenação pedagógica
Educação escolar indígena
Coordenador pedagógico
Participação
Autonomia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7579
Issue Date: Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUNES.pdf380,04 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.