Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7599
Tipo: Dissertação
Título: Robótica educacional: rega automatizada de uma horta com arduíno integrada a objetos do conhecimento da matemática
Autor(es): Scalvi, Ricardo
Primeiro Orientador: Kist, Milton
Primeiro membro da banca: Sombrio, Graziela de Souza
Segundo membro da banca: Menoncini, Lucia
Resumo: Como professor de matemática da educação básica em um mundo tecnológico, busco integrar tecnologias ao ensino para torná-lo mais significativo e alinhado com as demandas atuais. Acredito que, apesar das resistências, é essencial que escolas e estudantes se familiarizem com a tecnologia para estarem mais preparados para o mundo do trabalho, especialmente considerando a evolução tecnológica, que pode transformar ou extinguir muitas profissões no futuro. A instituição de ensino em que leciono é uma das escolas piloto no ensino Maker, ou seja, minhas práticas docentes devem incentivar atividades de mão na massa, uso de ferramentas, robótica e criação de projetos. Esta pesquisa envolve aspectos tecnológicos, como o PC, robótica e programação, inspirados no ensino Construcionista de Papert, aliados a uma aplicação de campo. No projeto propus a criação de uma horta escolar, com a utilização de ferramentas como Arduino e leitor de umidade do solo. Além disso, foi construído canteiros, reservatórios de água e sistemas de distribuição de água e energia. No primeiro momento da atividade, pesquisamos diferentes tipos de rega e procuramos plantas que se adequem ao nosso clima e tempo de cultivo, optando pelas hortaliças. A programação do Arduino permitiu uma rega inteligente, o que possibilitou o acompanhamento do crescimento das plantas ao longo de algumas semanas e a construção de funções a partir desses dados. Avaliamos a prática de ensino por meio de questionários, que revelaram a satisfação dos estudantes com a atividade e com o método de ensino. Como professor, pude observar o engajamento e o comprometimento dos estudantes durante a atividade. Enfrentamos desafios e imprevistos, que foram empecilhos para o alcance total dos objetivos, mas que também serviram como oportunidades de aprendizado e superação. O produto final foi a coleta de medidas de crescimento das mudas em nossa horta escolar, demonstrando a integração bem-sucedida entre tecnologia, educação e prática.
Abstract/Resumen: As a basic education math teacher in a technological world, I try to integrate technology into teaching to make it more meaningful and in line with current demands. I believe that, despite resistance, it is essential for schools and students to become familiar with technology in order to be better prepared for the world of work, especially considering technological evolution, which could transform or extinguish many professions in the future. The educational institution where I teach is one of the pilot schools for Maker education, meaning that my teaching practices should encourage hands-on activities, the use of tools, robotics and the creation of projects. This research involves technological aspects, such as the PC, robotics and programming, inspired by Papert's constructionist teaching, combined with a field application. In the project I proposed the creation of a school garden, using tools such as Arduino and a soil moisture reader. In addition, we built beds, water tanks and water and energy distribution systems. At the start of the activity, we researched different types of watering and looked for plants that would suit our climate and growing time, opting for vegetables. Programming the Arduino enabled intelligent watering, which made it possible to monitor plant growth over the course of a few weeks and build functions from this data. We evaluated the teaching practice by means of questionnaires, which revealed the students' satisfaction with the activity and the teaching method. As a teacher, I was able to observe the students' engagement and commitment during the activity. We faced challenges and unforeseen events, which were obstacles to fully achieving the objectives, but which also served as opportunities for learning and overcoming. The end product was the collection of measurements of seedling growth in our school garden, demonstrating the successful integration of technology, education and practice.
Palavras-chave: Matemática
Horta
Automatização
Programação
Robótica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7599
Data do documento: 25-Mar-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCALVI.pdf4,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.