Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7611
Tipo: Dissertação
Título: Obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Ciências (PNLD 2020): um olhar para a temática vida e evolução
Autor(es): Wust, Naiára Berwaldt
Primeiro Orientador: Leite, Fabiane de Andrade
Primeiro membro da banca: Scheid, Neusa Maria John
Segundo membro da banca: Ferreira, Fernando Cesar
Resumo: A temática da pesquisa é relevante tendo em vista a importância em manter certa vigilância epistemológica permanente nos instrumentos utilizados pelos professores de Ciências em sala de aula e o desenvolvimento dos conhecimentos científicos. Segundo Bachelard para que ocorra uma aprendizagem realmente efetiva é necessário apresentar aos estudantes os pontos fundamentais para esta mudança. Em relação à temática Vida e Evolução é porque abrange o estudo de conceitos relacionados aos seres vivos, suas características e a compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. O presente estudo é referente aos Livros Didáticos, considerando o contexto atual brasileiro e as mudanças curriculares propostas a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicada em 2018, destacamos ser importante analisá-los após serem readequados. O objetivo principal da pesquisa é identificar os obstáculos epistemológicos (OE) em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (LDCEF), a pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, na etapa documental optamos por realizar a pesquisa com LD de Ciências. Tomamos como questão norteadora: Quais são e como são apresentados os obstáculos epistemológicos em LDCEF do 6º ano acerca da temática Vida e Evolução? Buscando atender o objetivo geral organizamos o presente estudo em três capítulos, propostos na forma de artigos. No estudo bibliográfico propomos ampliar o debate acerca da importância de estudos epistemológicos em LD de Ciências, a investigação é de natureza qualitativa realizada a partir de pesquisas disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), sendo que foram identificadas contribuições acerca da realização de pesquisas acadêmicas com foco epistemológico no ensino de Ciências. Na etapa documental buscamos identificar os conceitos científicos propostos na temática Vida e Evolução para a disciplina de Ciências nos LD antes e após a BNCC, o estudo é de abordagem qualitativa em que foram analisados cinco LD utilizados em uma escola pública. Este estudo comparativo possibilitou revermos como está proposta a organização dos conteúdos nas séries/anos do ensino fundamental e, com isso, contribuir para o processo de reflexões acerca da reconstrução dos currículos nas escolas. No terceiro artigo, nosso objetivo foi identificar os obstáculos epistemológicos acerca da temática Vida e Evolução nos LDCEF (PNLD 2020) do 6º ano e analisar a forma como estão apresentados, utilizando 10 LDCEF propostos no PNLD 2020. O processo de análise e produção dos resultados ocorreu pela análise temática de conteúdo, desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados com a interpretação dos dados. Com a análise identificamos 57 obstáculos epistemológicos, sendo o mais frequente Obstáculo Realista (45:57), seguido pelo Verbal (08:57), Substancialista (02:57), Animista (01:57) e Conhecimento Geral (01:57). Destacamos a importância da pesquisa com os livros em relação aos OE, tendo em vista a vigilância com o processo de construção do conhecimento científico em sala de aula, a tomada de consciência dos professores sobre os OE pode contribuir para uma mudança em relação às atividades desenvolvidas assim como na escolha do livro pelos professores, contribuindo para a melhoria do ensino de Ciências.
Abstract/Resumen: The research theme is relevant in view of the importance of maintaining a certain permanent epistemological vigilance in the instruments used by science teachers in the classroom and the development of scientific knowledge. According to Bachelard, in order for truly effective learning to occur, it is necessary to present students with the fundamental points for this change. In relation to the theme Life and Evolution, it is because it encompasses the study of concepts related to living beings, their characteristics and the understanding of the evolutionary processes that generate the diversity of life forms on the planet. The present study refers to Textbooks, considering the current Brazilian context and the curricular changes proposed from the National Common Curricular Base (BNCC), published in 2018, we highlight that it is important to analyze them after they are readjusted. The main objective of the research is to identify the epistemological obstacles (OE) in Elementary School Science Textbooks (LDCEF), the research has a qualitative approach, of the bibliographic and documentary type, in the documentary stage we chose to carry out the research with Science textbooks. We take as a guiding question: What are the epistemological obstacles in LDCEF of the 6th year about the theme Life and Evolution? Seeking to meet the general objective, we organized the present study in three chapters, proposed in the form of articles. In the bibliographic study, we propose to broaden the debate about the importance of epistemological studies in textbooks The research is of a qualitative nature carried out from research available in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), and contributions were identified about the realization of academic research with an epistemological focus in the teaching of Sciences. In the documentary stage, we seek to identify the scientific concepts proposed in the theme Life and Evolution for the discipline of Sciences in the textbooks before and after the BNCC, the study is of This qualitative study was analyzed, in which five textbooks used in a public school were analyzed. This comparative study made it possible to review how the organization of content in the grades/years of elementary school is proposed and, thus, contribute to the process of reflections on the reconstruction of curricula in schools. In the third article, our goal was to identify the obstacles epistemological studies on the theme Life and Evolution in the LDCEF (PNLD 2020) of the 6th year and analyze the way they are presented, using 10 LDCEF proposed in the PNLD 2020. The process of analysis and production of the results occurred through thematic content analysis, developed in three stages: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results with the interpretation of the data. With the analysis, we identified 57 epistemological obstacles, the most frequent being Realistic Obstacle (45:57), followed by Verbal (08:57), Substantialist (02:57), Animistic (01:57) and General Knowledge (01:57). We highlight the importance of research with books in relation to EO, with a view to surveillance with the process of construction of scientific knowledge in the classroom In the classroom, the teachers' awareness of the EO can contribute to a change in relation to the activities developed as well as in the choice of the book by the teachers, contributing to the improvement of the teaching of Science.
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Epistemologia
Livro didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7611
Data do documento: 2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WUST.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.