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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas de modelagem na Educação com professores de Ciências e Matemática
Autor(es): Brum, Esttefani Duarte
Primeiro Orientador: Bonotto, Danusa de Lara
Primeiro membro da banca: Wirzbicki, Sandra Maria
Segundo membro da banca: Mathias, Carmen Vieira
Resumo: Esta pesquisa, textualizada no formato multipaper, trata de práticas pedagógicas de Modelagem na Educação em um contexto de formação continuada com professores de Ciências e Matemática. Contempla os estudos desenvolvidos na Linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. O objetivo geral consiste em investigar quais são as implicações de um processo de formação continuada mediado por práticas pedagógicas de Modelagem na Educação pela via da Investigação- Formação- Ação (IFA) em Ciências e Matemática (IFACM) para o desenvolvimento profissional do professor. Para atingirmos o objetivo, procedemos com a revisão de literatura, com a realização de entrevistas semiestruturadas com 7 professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e, posteriormente, com o desenvolvimento de um processo de formação continuada com professores de Ciências e Matemática. Os dados foram constituídos a partir da transcrição das entrevistas e dos encontros de formação continuada, que, igualmente aos textos advindos das teses e dissertações, foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), configurando esta pesquisa como qualitativa. O estudo de revisão permitiu a compreensão das pesquisas realizadas envolvendo formação continuada de professores e Modelagem, as quais se voltam para a compreensão da influência da formação sobre a prática dos professores e revelam a compreensão de modelo atribuído à noção de representação e a Modelagem como um processo para elaboração de modelos. Dentre as pesquisas analisadas, as que apresentam o viés da Investigação- Formação- Ação (IFA) evidenciam a adoção da perspectiva do professor pesquisador. A análise das entrevistas, a qual constitui um movimento de problematização da prática docente dos professores participantes da pesquisa – primeiro ciclo da espiral autorreflexiva- , denota a compreensão deles acerca de modelo atrelado a algo a ser seguido, à representação de algo concreto e físico ou como algo pronto, e referem-se à Modelagem como uma estratégia de ensino, relacionada à pesquisa ou ao processo de estudo e representação. Além disso, as interações discursivas, desenvolvidas durante as entrevistas, revelaram aspectos relacionados à prática docente, os quais são discutidos a partir das categorias de conhecimento apresentadas por Lee Shulman. A análise da formação continuada, em sua primeira categoria, representa o movimento de observação e reflexão, conforme prevê a IFA, a qual revela problemas emergentes da prática pedagógica das professoras participantes. Já, a segunda categoria, textualiza elementos referentes à vivência do processo de ME, os quais são norteadores para o avanço e constituição de novos ciclos da IFACM evidenciando um movimento reflexivo dos professores participantes sobre e para a prática docente e a necessidade de transformá-la. Desse processo formativo, mediado pela modelagem pela via da IFACM, constituem -se e se desenvolvem os ciclos da espiral autorreflexiva da professora pesquisadora e dos professores participantes, implicando em um movimento de desenvolvimento profissional docente.
Abstract/Resumen: This research, textualized in multipaper format, deals with pedagogical practices of Modeling in Education in a context of continuing education with Science and Mathematics teachers. It includes the studies developed in the Line of Teacher Training and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Science Teaching at the Federal University of Fronteira Sul, Campus Cerro Largo. The general objective is to investigate what are the implications of a process of continuing education mediated by pedagogical practices of Modeling in Education through Research-Training-Action (IFA) in Science and Mathematics (IFACM) for the professional development of teachers. In order to reach the objective, we proceeded with a literature review, conducting semi-structured interviews with 7 teachers who work in the final years of Elementary School and, subsequently, developing a process of continuing education with Science and Mathematics teachers. Data were constituted from the transcription of interviews and continuing education meetings, which, like the texts from theses and dissertations, were analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA), configuring this research as qualitative. The review study allowed the understanding of research carried out involving continuing education of teachers and Modeling, which turn to understanding the influence of training on the practice of teachers and reveal the understanding of the model attributed to the notion of representation and Modeling as a process for creating models. Among the researches analyzed, those that present the Investigation-Training-Action (IFA) bias show the adoption of the researcher teacher's perspective. The analysis of the interviews, which constitutes a movement of problematization of the teaching practice of the teachers participating in the research - the first cycle of the self-reflective spiral -, denotes their understanding of a model linked to something to be followed, to the representation of something concrete and physical or as something ready-made, and refer to Modeling as a teaching strategy, related to research or to the process of study and representation. Furthermore, the discursive interactions developed during the interviews revealed aspects related to teaching practice, which are discussed based on the knowledge categories presented by Lee Shulman. The analysis of continuing education, in its first category, represents the movement of observation and reflection, as provided for by the IFA, which reveals emerging problems in the pedagogical practice of the participating teachers. The second category, on the other hand, textualizes elements referring to the experience of the ME process, which are guiding for the advancement and constitution of new IFACM cycles, evidencing a reflexive movement of the participating teachers about and for the teaching practice and the need to transform it , From this formative process, mediated by modeling via the IFACM, cycles of the self-reflective spiral of the research teacher and the participating teachers are constituted and developed, implying a movement of teacher professional development.
Palavras-chave: Formação de professores
Professor reflexivo
Formação continuada do professor
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7613
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

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