Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7614
Tipo: Dissertação
Título: Trabalho docente em movimento, perspectivas e lutas: uma análise das diretrizes de formação de professores no contexto brasileiro
Autor(es): Bavaresco, Danimar Francisco
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Primeiro membro da banca: Trombetta, Derlan
Segundo membro da banca: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó, integrante da linha de pesquisa em Formação de Professores: Conhecimentos e Práticas Educacionais. Também se insere no projeto de pesquisa "Desenvolvimento Humano e Educação na Perspectiva Histórico-cultural", coordenado pela professora orientadora, e filia-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI). O objetivo desta pesquisa é investigar as concepções de trabalho docente no contexto das diretrizes de formação de professores no Brasil, com ênfase nas Resoluções CNE/CP 02/2015 e 02/2019. Assim, o principal propósito é evidenciar as concepções de trabalho presentes nas diretrizes nacionais de formação de professores. Os objetivos específicos são: (I) Compreender a concepção de trabalho a partir do referencial marxista e sua relação com a natureza do trabalho docente; (II) Investigar as concepções de trabalho docente que emergem das atuais diretrizes de formação de professores; e (III) Identificar as mudanças em curso no trabalho docente, em consonância com os movimentos e debates atuais. No âmbito metodológico, a pesquisa adota o Materialismo Histórico-dialético como matriz de referência, aliado às contribuições de autores como Shiroma, Campos e Garcia (2005), e Evangelista (2012), que oferecem orientações para a análise documental. Além disso, para a coleta de dados, toma como referência a estratégia da Análise de Conteúdo de Bardin (2019). Teoricamente, a pesquisa se fundamenta em autores como Marx (1978; 2004; 2007; 2008; 2013; 2017), Engels (1999), Leontiev (2004), Lukács (2012; 2013), Saviani (2005; 2008; 2011; 2021), Duarte (2001; 2006; 2020), entre outros. Este estudo busca contribuir, por um lado, para uma compreensão mais aprofundada do trabalho docente a partir de uma concepção de atividade vital humana e, por outro, para analisar como o trabalho docente é concebido no âmbito das políticas nacionais de formação de professores. Os resultados revelam concepções divergentes de trabalho docente, oscilando entre a valorização da educação emancipadora e a influência de políticas neoliberais. Essa disputa reflete-se na visão do trabalho docente, ora como uma atividade criadora e transformadora/libertadora, ora como uma prática alienada, reduzida à dimensão praticista e tecnicamente instrumentalizada. Tais achados ressaltam a necessidade de uma reflexão crítica sobre políticas educacionais para formar professores que atendam às demandas sociais e educacionais contemporâneas.
Abstract/Resumen: This dissertation is the result of a research linked to the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Chapecó campus, part of the research line in Teacher Education: Knowledge and Educational Practices. It also fits into the research project "Human Development and Education from the Historical-Cultural Perspective," coordinated by the supervising professor, and is affiliated with the Vigotski School Studies and Research Group (GEPEVI). The aim of this research is to investigate conceptions of teaching work within the context of teacher training guidelines in Brazil, with emphasis on Resolutions CNE/CP 02/2015 and 02/2019. Thus, the main purpose is to highlight the conceptions of work present in the national teacher training guidelines. The specific objectives are: (I) To understand the conception of work from the Marxist framework and its relation to the nature of teaching work; (II) To investigate the conceptions of teaching work that emerge from the current teacher training guidelines; and (III) To identify ongoing changes in teaching work, in line with current movements and debates. In the methodological scope, the research adopts the Historical-Dialectical Materialism as a reference framework, allied with the contributions of authors such as Shiroma, Campos, and Garcia (2005), and Evangelista (2012), who provide guidance for document analysis. Additionally, for data collection, it uses Bardin's Content Analysis strategy (2019) as a reference. Theoretically, the research is based on authors such as Marx (1978; 2004; 2007; 2008; 2013; 2017), Engels (1999), Leontiev (2004), Lukács (2012; 2013), Saviani (2005; 2008; 2011; 2021), Duarte (2001; 2006; 2020), among others. This study seeks to contribute, on one hand, to a deeper understanding of teaching work from a conception of human vital activity and, on the other hand, to analyze how teaching work is conceived within the scope of national teacher training policies. The results reveal divergent conceptions of teaching work, ranging from the valorization of emancipatory education to the influence of neoliberal policies. This dispute is reflected in the perception of teaching work, sometimes as a creative and transformative/liberating activity, and at other times as an alienated practice, reduced to a pragmatic and technically instrumental dimension. Such findings underscore the need for critical reflection on educational policies to train teachers who meet contemporary social and educational demands.
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Desempenho do professor
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7614
Data do documento: 10-Mai-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAVARESCO.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.