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Type: Monografia
Título : Elaboração da documentação de boas práticas e layout de um estabelecimento de alimentos de pequeno porte
Author: Ribeiro, Fernanda Pasin
First advisor: Bainy, Eduarda Molardi
Resume: O presente trabalho teve como objetivo elaborar a documentação de Boas Práticas e o layout de um novo espaço de uma empresa caracterizada como pizzaria de pequeno porte. Para o desenvolvimento do trabalho foram coletados dados através de visitas in loco para conhecer a realidade do local, levantar informações para elaboração da documentação e efetivamente identificar a melhor disposição do layout. Os dados secundários para elaboração dos materiais foram retirados da legislação brasileira e órgãos governamentais da área. Para o desenvolvimento do layout da cozinha, primeiramente foram compilados equipamentos utilizados e a produção dos produtos foi acompanhada para elaboração dos fluxogramas de produção no aplicativo LucidChart. Com base nos fluxogramas, informações coletadas, localização da rede de gás, disposição das portas e janelas e da disposição da rede de abastecimento de água, elaborou-se um layout para a cozinha. Foram elaborados o Manual de Boas Práticas, seus respectivos quatro Procedimentos de Operações Padronizados (POPs) e registros de monitoramento e verificação. Os POPs exigidos pela legislação para serviços de alimentação que foram criados são: de Higienização das Instalações, equipamentos e móveis (POP no1), de controle da potabilidade de água (POP no2), de higiene e saúde dos manipuladores (POP nao3) e por fim, de controle integrado de pragas e vetores (POP no4). Na seção de “Preparação do Alimento” do Manual de Boas Práticas de Manipulação, 3 fluxogramas foram elaborados para descrever as diferentes produções da pizzaria. O layout da cozinha foi desenvolvido para uma área de 20 m2 de área de produção, contando com uma antessala para retirada de produtos,1 banheiro e 1 sala secundária para armazenamento de materiais diversos. A partir disso, pode-se afirmar que a empresa regularizada e com todas as operações dentro dos padrões, inspira a confiança e serve credibilidade aos consumidores, além de obter reconhecimento. O trabalho apresenta as diretrizes a serem seguidas e as boas opções de produção para garantia da qualidade.
Resumen : The present work has as its goal to elaborate the documentation of Best Practices and the layout of a new space of a company characterized as a small pizzeria. To the development of this paper, the data were collected throughout visitations in loco to know the reality of the place, gather the information to elaborate the documentation and effectively identify the best arrangement for the layout. Secondary data used to the elaboration of the materials were taken from Brazilian legislation and government agencies from the area. To the development of the kitchen layout, there was a compilation of the equipment used and the production of the products was monitored to create production flowcharts in the LucidChart app. Based on the flowcharts, on the information collected, the location of the gas network, arrangement of doors and windows and the arrangement of the water supply network, a layout for the kitchen was elaborated. The Best Practices Manual, its respective four Standardized Operations Procedures (SOPs) and monitoring and verification records were made. The SOPs required by the legislation for food services that were created are: Hygienization of Facilities, equipment and furniture (SOP no1), control of potable water (SOP no2), hygiene and health of handlers (SOP no3) and finally, integrated control of pests and vectors (SOP no4). In the “Food Preparation” section of the Best Handling Practices Manual, 3 flowcharts were created to describe the different pizzeria productions. The kitchen layout was developed for an area of 20 m2 of production area, with an anteroom for product take out, 1 bathroom and 1 secondary room for storage of various supplies. From all that, it can be said that the company is regularized and with all operations within the standards, inspires the confidence and serves credibility to its consumers, in addition to obtaining recognition. The work presents the guidelines to be followed and the good production options for warranty quality.
Palabras clave : Normalização
Restaurantes
Controle da qualidade
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7656
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Engenharia de Alimentos

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