Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7679
Type: Dissertação
Título : A pedagogia feminista e a agroecologia como ferramentas de transformação social na vida de mulheres camponesas do movimento dos trabalhadores sem terra da Cantuquiriguaçu/PR
Author: Kubiak, Cristiane
First advisor: Marques, Siomara Aparecida
Resume: Historicamente, as mulheres foram vítimas do sistema patriarcal e das desigualdades de gênero. Este estudo objetiva analisar como a pedagogia feminista e a prática da agroecologia podem contribuir no processo de transformação social das mulheres camponesas da região da Cantuquiriguaçu/PR. Busca-se, por meio desta pesquisa, fazer uma contextualização histórica da organização do movimento feminista camponês na referida região; identificar, pelos relatos de experiência das participantes do movimento, qual pedagogia feminista leva à transformação da vida dessas mulheres; e, além disso, verificar qual é a influência da agroecologia na vida das mulheres camponesas. Este estudo foi realizado com nove mulheres camponesas feministas participantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por meio de entrevistas com perguntas semiestruturadas e que foram, na sua maioria, realizadas nos lotes das entrevistadas. Essas mulheres vivem nos municípios paranaenses de Laranjeiras do Sul, de Rio Bonito do Iguaçu e de Nova Laranjeiras. Por muito tempo, as mulheres camponesas viveram no anonimato, invisíveis perante a sociedade. Elas ficavam restritas aos ambientes domésticos e destinadas a cuidar da família e da casa, ou seja, viviam em um universo extremamente dominado pelo patriarcado. Os primeiros passos em busca da emancipação feminina foram dados por aquelas que, talvez, nem se consideravam feministas, mas que possuíam tais características. Nesse sentido, busca-se entender de que forma o feminismo e a agroecologia podem contribuir para a transformação social das mulheres camponesas da região da Cantuquiriguaçu. Com esta pesquisa é possível reiterar que há uma pedagogia feminista que possibilita a formação de sujeitos críticos, com a capacidade de fazer transformações nas suas vidas e na sociedade em que estão inseridos. Essa pedagogia feminista aparece tanto na trajetória das entrevistadas junto ao MST quanto nos coletivos das comunidades onde residem, como na Escola Regional de Mulheres. A estratégia da pedagogia feminista demonstra a possibilidade de contribuir com a equidade de gênero que, em conjunto com a agroecologia, torna-se uma ferramenta que permite a construção de novas formas de relações sociais de gênero e com o meio ambiente.
Resumen : Historically, women have been victims of the patriarchal system and gender inequalities. This study aims to analyze how feminist pedagogy and Agroecological practice can contribute to the process of social transformation of peasant women in Cantuquiriguaçu. The aim of this research is to provide a historical contextualization of how the feminist peasant movement is organized in the Cantuquiriguaçu region, as well as to identify, through an experience report in the feminist peasant women's movement, which feminist pedagogy leads to the transformation of these women's lives. women. Another aspect is to check the influence that agroecology has on the lives of peasant women. This research was carried out with 9 (nine) feminist peasant women, participants of the MST, following a script with semi-structured questions. The interviews were mostly carried out in the interviewees' lots. These women belong to the municipalities of Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu and Nova Laranjeiras, in the state of Paraná. For a long time, peasant women lived in anonymity and were invisible to society, restricted to domestic environments, destined to take care of the family and the home. They lived in a universe extremely dominated by patriarchy. The first steps towards women's emancipation were taken by those who perhaps did not even consider themselves feminists, but who possessed such characteristics. These women did not feel comfortable with the way they lived and were treated, both in the domestic environment and in society, with inferiority, oppressed, which led them to submission. In this sense, we seek to understand how feminism and agroecology can contribute to the social transformation of peasant women in Cantuquiriguaçu. With this research we can reiterate that there is a feminist pedagogy that enables the formation of critical subjects, with the ability to make changes in their lives and in the society in which they are inserted. This feminist pedagogy appears both in the trajectory of the interviewees with the Landless Workers Movement, and in the collectives in the communities where they live, such as the Regional Women's School. This feminist pedagogy strategy demonstrates that it can contribute to gender equity which, together with agroecology, becomes a tool that allows the construction of new forms of social relations between gender and the environment.
Palabras clave : Feminismo
Trabalho feminino
Movimento camponês
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7679
Fecha de publicación : 2023
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KUBIAK.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.