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Tipo: Dissertação
Título: Educação do campo e agroecologia: a materialização do processo na Escola Iraci Salete Strozak
Autor(es): Mello, Juliana Cristina de
Primeiro Orientador: Andrioli, Liria Ângela
Primeiro coorientador: Christoffoli, Pedro Ivan
Resumo: O presente trabalho teve como propósito compreender a materialidade existente entre a Educação do Campo e a Agroecologia no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. A referida escola está localizada no município de Rio Bonito do Iguaçu/PR. Nesse viés, o lócus da pesquisa foi uma escola de uma área de Reforma Agrária, da qual a autora foi estudante e, atualmente, é professora, fato que contribui para a escolha do problema e da metodologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas e registros em um diário de campo. Ampara-se em princípios da pesquisa-ação e no materialismo histórico-dialético. Ainda, traz alguns elementos a partir da investigação documental e da pesquisa bibliográfica. Sendo assim, a pesquisa evidenciou que a escola está inserida em um território em disputa, onde predomina o modelo de produção do agronegócio. Mesmo assim, a instituição possui uma proposta consolidada de Educação do Campo, que produz espaços para o desenvolvimento de práticas com objetivos formativos comuns ao da Agroecologia, sendo eles destacados na formação de professores, no plano de estudos e no seu ambiente educativo. Retratou-se a conjuntura de ataques da política neoliberal sobre a Educação do Campo, tornando a atuação dos profissionais da educação e da comunidade e a Agroecologia elementos de resistência ativa. Como potência de trabalho com a Agroecologia na escola do campo, notabilizou-se o seu entrelaçar com o trabalho socialmente necessário e com a auto-organização, deixando nítida a demanda de aprofundamento das experiências de práxis com os estudantes.
Abstract/Resumen: The purpose of this study was to understand the materiality that exists between Rural Education and Agroecology at the Iraci Salete Strozak Rural State School. This school is located in the municipality of Rio Bonito do Iguaçu/PR. In this respect, the locus of the research was a school in the Agrarian Reform area, where the author was a student and is currently a teacher, a fact that contributed to the choice of problem and methodology. This is qualitative research, with semi- structured interviews and field diary entries. It is based on action research and dialectical historical materialism. It also draws on documentary research and bibliographical research. The research showed that the school is located in a disputed territory, where the agribusiness production model predominates. Even so, the institution has consolidated a proposal for rural education that produces spaces for the development of practices with training objectives common to agroecology, which are highlighted in teacher training, the syllabus and its educational environment. The situation of neoliberal policy attacks on rural education was portrayed, making the actions of education professionals, the community and agroecology elements of active resistance. As a potential way of working with agroecology in rural schools, its intertwining with socially necessary work and self- organization stood out, making it clear that there is a need to deepen praxis experiences with students.
Palavras-chave: Escola rural
Indústria agrícola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7692
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

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