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Tipo: Monografia
Título: A interdisciplinaridade no EPEF e SNEF dos últimos 10 anos: a licenciatura em física em questão
Autor(es): Siva, Grazieli Solange
Primeiro Orientador: Biscaino, Aline Portella
Resumo: Tem-se estudado e atuado em escolas e universidades nas disciplinas de Matemática, Física, Português, Geografia, História, Biologia, etc. sem se problematizar esta organização teve início. Não se pensa se existe uma outra forma de relacionar e organizar os saberes para além do modo disciplinar ao qual se está acostumado. No entanto, há anos, tem-se falado em Inter-, Pluri- Multi- e Transdisciplinaridade na Educação sem, necessariamente, reconhecer-se as diferenças e a importância desses conceitos na ação em sala de aula ou mesmo nos currículos. Diante disso, nesta pesquisa foram analisados trabalhos apresentados nas atas dos últimos eventos do Simpósio Nacional de Ensino de Física (2011 a 2021) e do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (2012 a 2022), com o objetivo de avaliar o que se discute a respeito da Interdisciplinaridade na formação inicial do professor de Física. A seleção dos trabalhos foi realizada considerando todas as áreas temáticas de ambos os eventos, buscando pelo termo “Inter” e “Interdisciplinaridade” nos títulos dos trabalhos apresentados. A metodologia adotada é de caráter exploratório-descritivo, com abordagem de natureza qualitativa. Ainda, esta pesquisa representa uma investigação de Estado do Conhecimento por buscar (re)conhecer o que já foi/está sendo produzido acerca da Interdisciplinaridade e da formação do professor de Física. A partir da análise, foram elencadas, primeiramente, cinco contextos ao qual se destinava à discussão/proposta interdisciplinar abordada no trabalho analisado: formação em outras licenciaturas, educação básica, formação técnica profissional, pós-graduação e licenciatura em Física. Numa segunda análise, no que diz respeito à Formação Docente em Física, foram dois os focos dos trabalhos apresentados nos eventos pesquisados: a busca por novas metodologias de ensino capazes de desenvolver a Interdisciplinaridade e um currículo interdisciplinar. Por fim, foi possível perceber a importância do desenvolvimento de uma perspectiva interdisciplinar nos cursos de formação de professores de Ciências/Física para que haja uma coerência na formação e atuação profissional já que, constantemente, projetos interdisciplinares vêm sendo inseridos no meio educacional.
Abstract/Resumen: They have studied and acted in schools and universities in the disciplines of Mathematics, Physics, Portuguese, Geography, History, Biology, etc. without problematizing this organization began. One does not think about whether there is another way of relating and organizing knowledge beyond the disciplinary way one is used to. However, for years, people have been talking about Inter-, Pluri- Multi- and Transdisciplinarity in Education without, necessarily, recognizing the differences and the importance of these concepts in the action in the classroom or even in the curricula. Therefore, in this research, papers presented in the minutes of the last events of the National Symposium on Physics Teaching (2011 to 2021) and the Research Meeting on Physics Teaching (2012 to 2022) were analyzed, with the objective of evaluating what is being discussed about Interdisciplinarity in the initial training of Physics teachers. The selection of works was carried out considering all the thematic areas of both events, searching for the term “Inter” and “Interdisciplinarity” in the titles of the works presented. The adopted methodology is exploratory-descriptive, with a qualitative approach. Still, this research represents an investigation of the State of Knowledge by seeking to (re)know what has already been/is being produced about Interdisciplinarity and the formation of the Physics teacher. Based on the analysis, five contexts for the discussion/interdisciplinary proposal addressed in the analyzed work were listed and received: training in other degrees, basic education, professional technical training, post-graduation and degree in Physics. In a second analysis, with regard to Teacher Training in Physics, there were two focuses of the works presented in the researched events: the search for new teaching methodologies capable of developing Interdisciplinarity and an interdisciplinary curriculum. Finally, it was possible to perceive the importance of developing an interdisciplinary perspective in the training courses for Science/Physics teachers so that there is a change in training and professional performance, since interdisciplinary projects are constantly being inserted in the educational environment.
Palavras-chave: Formação de professores
Física
Interdisciplinaridade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7694
Data do documento: 16-Fev-2023
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