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Tipo: Dissertação
Título: “Sem folha, não há orixá”: conhecimentos relacionados à produção e consumo de alimentos de povos e comunidades de terreiro
Autor(es): Mussoi, Milena Regina
Primeiro Orientador: Triches, Rozane Marcia
Primeiro coorientador: Marcon, Fernanda
Resumo: A presente dissertação tem o propósito de compreender as relações existentes entre uma comunidade de terreiro com os saberes e práticas relacionados à produção, preparo e consumo de alimentos. O estudo estruturou-se no campo teórico da Agroecologia, enquanto ciência, prática e movimento social; das relações entre a Religião e da Cultura Alimentar; e da perspectiva decolonial como campo estruturante para entender a dinâmica dos saberes e da oralidade. Então, a partir da seleção pelo cenário da Umbanda na linha Pés no Chão, se construiu um estudo exploratório de natureza qualitativa com abordagem etnográfica, com o campo selecionado pelo Terreiro de Umbanda Vovó Benta, em suas duas sedes, em Curitiba (PR) e na Ilha do Mel (PR). Observou-se conhecimentos sendo praticados, referente às práticas agrícolas em pequenos espaços domiciliares, com parte decorrente das histórias vividas em ambiente rural e também derivado de conhecimentos repassados intergeracionalmente. A falta de um espaço maior para cultivo dentro do terreiro se mostrou limitante, no entanto apresentou uma potência de estratégias em termos de logística para aquisição de alimentos para suprir as demandas dos projetos sociais e da cozinha de forma geral. A produção de alimentos na cozinha e para a ritualística do espaço é carregada de histórias e símbolos, que com frequência são respeitados e mantidos em forma de tradição e ritual. Além disso, a produção de alimentos carrega reflexões em si, que comumente são trazidas para discussão no coletivo. O decolonialismo pode ser observado enquanto ação constante de questionamento das estruturas de poder dominantes à medida que a comunidade resiste à pressão dos padrões hegemônicos e mantém vivas as suas práticas de produção na cozinha e de conhecimentos coletivos dentro do cenário religioso. A transmissão oral é um instrumento legitimador do conhecimento do povo, mantenedora das histórias da ancestralidade, e expressão das relações entre os conhecimentos e sua manutenção dentro desse cenário de resistência.
Abstract/Resumen: This dissertation aims to understand the relationships between a terreiro community and the knowledge and practices related to the production, preparation, and consumption of food. The study was structured within the theoretical fields of Agroecology, as a science, practice, and social movement; the relationships between Religion and Food Culture; and the decolonial perspective as a structuring field to understand the dynamics of knowledge and orality. Thus, based on the selection of the Umbanda scenario in the Pés no Chão line, an exploratory study of qualitative nature with an ethnographic approach was conducted, with the field selected by the Terreiro de Umbanda Vovó Benta, in its two locations, in Curitiba (PR) and Ilha do Mel (PR). Knowledge was observed being practiced, referring to agricultural practices in small household spaces, partly derived from experiences in rural environments and also derived from intergenerational knowledge transmission. The lack of a larger space for cultivation within the terreiro was limiting, but it presented a potential for strategies in terms of logistics for the acquisition of food to meet the demands of social projects and the kitchen in general. The production of food in the kitchen and for the ritualistic space is laden with stories and symbols that are often respected and maintained as tradition and ritual. In addition, the production of food carries reflections in itself, which are commonly brought up for discussion in the collective. Decolonialism can be observed as a constant action of questioning dominant power structures as the community resists the pressure of hegemonic standards and keeps its production practices in the kitchen and collective knowledge within the religious scenario alive. Oral transmission is a legitimizing instrument of the people's knowledge, a keeper of ancestral stories, and an expression of the relationships between knowledge and its maintenance within this resistance scenario.
Palavras-chave: Religiões africanas
Alimentação
Terreiros
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7699
Data do documento: 2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

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