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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lepke, Sonize-
dc.creatorLopes, Keila-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-08-07T17:20:25Z-
dc.date.available2024-05-01-
dc.date.available2024-08-07T17:20:25Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7733-
dc.description.resumoOs povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica e diferenciada garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela Constituição Federal brasileira de 1988. A educação indígena deve dialogar com o contexto da região em que as escolas e comunidades estão constituídas, valorizando a língua materna e os processos próprios de aprendizagem do povo. Neste sentido, estabelecemos como objetivo analisar o desenvolvimento de práticas educacionais no contexto escolar de uma das escolas indígenas da Terra Indígena de Serrinha-RS. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de caráter qualitativa exploratória e documental. A fonte de informação desta pesquisa é o Projeto Político Pedagógico (PPP). Os resultados demonstram que os documentos que orientam a educação brasileira, asseguram a educação escolar indígena específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. E a comunidade analisada busca reafirmar o direito através das práticas educacionais de valorizar os conhecimentos dos ancestrais, observar a organização da comunidade e dialogar com as orientações da mantenedora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T13:34:23Z No. of bitstreams: 1 LOPES.pdf: 427426 bytes, checksum: a9d79f5ca615df4f5db0a90b43d75c47 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-07T17:20:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LOPES.pdf: 427426 bytes, checksum: a9d79f5ca615df4f5db0a90b43d75c47 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectEducação diferenciadapt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.titleAs práticas educacionais nas escolas da terra indígena de Serrinha-RSpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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