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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Lepke, Sonize | - |
dc.creator | Lopes, Keila | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T17:20:25Z | - |
dc.date.available | 2024-05-01 | - |
dc.date.available | 2024-08-07T17:20:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7733 | - |
dc.description.resumo | Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica e diferenciada garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela Constituição Federal brasileira de 1988. A educação indígena deve dialogar com o contexto da região em que as escolas e comunidades estão constituídas, valorizando a língua materna e os processos próprios de aprendizagem do povo. Neste sentido, estabelecemos como objetivo analisar o desenvolvimento de práticas educacionais no contexto escolar de uma das escolas indígenas da Terra Indígena de Serrinha-RS. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de caráter qualitativa exploratória e documental. A fonte de informação desta pesquisa é o Projeto Político Pedagógico (PPP). Os resultados demonstram que os documentos que orientam a educação brasileira, asseguram a educação escolar indígena específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. E a comunidade analisada busca reafirmar o direito através das práticas educacionais de valorizar os conhecimentos dos ancestrais, observar a organização da comunidade e dialogar com as orientações da mantenedora. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T13:34:23Z No. of bitstreams: 1 LOPES.pdf: 427426 bytes, checksum: a9d79f5ca615df4f5db0a90b43d75c47 (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-07T17:20:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LOPES.pdf: 427426 bytes, checksum: a9d79f5ca615df4f5db0a90b43d75c47 (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação diferenciada | pt_BR |
dc.subject | políticas públicas | pt_BR |
dc.title | As práticas educacionais nas escolas da terra indígena de Serrinha-RS | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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