Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7733| Type: | Artigo Cientifico |
| Título : | As práticas educacionais nas escolas da terra indígena de Serrinha-RS |
| Author: | Lopes, Keila |
| First advisor: | Lepke, Sonize |
| Resume: | Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica e diferenciada garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela Constituição Federal brasileira de 1988. A educação indígena deve dialogar com o contexto da região em que as escolas e comunidades estão constituídas, valorizando a língua materna e os processos próprios de aprendizagem do povo. Neste sentido, estabelecemos como objetivo analisar o desenvolvimento de práticas educacionais no contexto escolar de uma das escolas indígenas da Terra Indígena de Serrinha-RS. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de caráter qualitativa exploratória e documental. A fonte de informação desta pesquisa é o Projeto Político Pedagógico (PPP). Os resultados demonstram que os documentos que orientam a educação brasileira, asseguram a educação escolar indígena específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. E a comunidade analisada busca reafirmar o direito através das práticas educacionais de valorizar os conhecimentos dos ancestrais, observar a organização da comunidade e dialogar com as orientações da mantenedora. |
| Palabras clave : | Educação indígena Educação diferenciada políticas públicas |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7733 |
| Fecha de publicación : | abr-2024 |
| Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LOPES.pdf | 417.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.