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Type: Artigo Cientifico
Title: As práticas educacionais nas escolas da terra indígena de Serrinha-RS
Author: Lopes, Keila
First advisor: Lepke, Sonize
Resume: Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica e diferenciada garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pela Constituição Federal brasileira de 1988. A educação indígena deve dialogar com o contexto da região em que as escolas e comunidades estão constituídas, valorizando a língua materna e os processos próprios de aprendizagem do povo. Neste sentido, estabelecemos como objetivo analisar o desenvolvimento de práticas educacionais no contexto escolar de uma das escolas indígenas da Terra Indígena de Serrinha-RS. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de caráter qualitativa exploratória e documental. A fonte de informação desta pesquisa é o Projeto Político Pedagógico (PPP). Os resultados demonstram que os documentos que orientam a educação brasileira, asseguram a educação escolar indígena específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. E a comunidade analisada busca reafirmar o direito através das práticas educacionais de valorizar os conhecimentos dos ancestrais, observar a organização da comunidade e dialogar com as orientações da mantenedora.
Keywords: Educação indígena
Educação diferenciada
políticas públicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7733
Issue Date: Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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