Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7735
Tipo: Dissertação
Título: O início da carreira docente: um olhar a partir do acolhimento de professoras de educação infantil
Autor(es): Basso, Crislaine Vargas
Primeiro Orientador: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Primeiro membro da banca: Nono, Maévi Anabel
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: Um momento repleto de situações adversas, um ponto de ruptura e, ao mesmo tempo, de encontro entre o deixar de ser aluno e o experimentar ser professor. Assim como o início da carreira é um período importante em que o docente depara-se com um novo papel, ele também apresenta variados desafios. Por isso, a forma como os professores são recebidos, acolhidos e acompanhados pela instituição de ensino influencia o seu desenvolvimento profissional, quanto à escolha pela permanência ou não na carreira. A partir dessa conjuntura, este trabalho compreende uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim), o qual faz parte da Linha de pesquisa “Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional”. A temática do estudo está direcionada à referida linha no que tange a investigar políticas educacionais que refletem sobre o contexto pedagógico. Considerando tal contexto, esta pesquisa apresenta como objetivo geral: Investigar ações de Acolhimento voltadas às professoras iniciantes na carreira que atuam na Educação Infantil em redes públicas municipais de ensino. O presente estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa de tipologia exploratória. A pesquisa de cunho bibliográfico sustenta-se, principalmente, em autores da área da formação e início da carreira docente, tais como: Marcelo Garcia (1999), Nono (2011), Huberman (1995), Tardif (2014), entre outros. Além das bibliografias, a pesquisa de campo constituiu um grande diferencial para análise, a qual abrangeu quatro escolas públicas municipais de Educação Infantil da região norte do estado do Rio Grande do Sul. Justifica-se este estudo pelo fato de que ações e políticas voltadas para o acolhimento de professores em início de carreira serem ausentes em muitas instituições de ensino, o que é muito preocupante, principalmente, quando se trata da etapa que compreende as especificidades da primeira infância em que o acolher é essencial. Conhecer a percepção de professores iniciantes sobre suas necessidades quanto às ações e iniciativas direcionadas ao acolhimento pode contribuir com a escola no planejamento de propostas adequadas de integração e acompanhamento desses profissionais. A presente pesquisa teve como proposta de Produto Educacional a criação de um e-book digital (livro eletrônico); esse material serve de apoio aos gestores escolares e seus pares com possíveis ações de orientação para o acolhimento e acompanhamento de professores de Educação Infantil em início de carreira. O livro-produto da pesquisa de mestrado traz proposições para que gestores das secretarias de educação e instituições de Educação Infantil compreendam a relevância do acolhimento para os professores em início de carreira, bem como (re) pensem formas e tempos para que esse acolhimento e acompanhamento ocorram. Como conclusão, a pesquisa apontou que as professoras de Educação Infantil que atuam em escolas da rede pública municipal da região norte do Estado do Rio Grande do Sul sentem a necessidade de um acolhimento mais efetivo no momento de ingresso na carreira.
Abstract/Resumen: A moment characterized by adverse situations marks a crucial transition from being a student to beginning the teaching experience. The initiation of a career is a significant period during which teachers encounter a new role, along with various challenges. Consequently, the manner in which educational institutions receive, welcome, and support novice teachers significantly influences their professional development and their decision to remain in or leave the profession. This research, conducted within the Professional Master’s Degree in Education Program at the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim Campus), is part of the “Research in Pedagogical Processes, Policies, and Educational Management” research line. The study focuses on investigating educational policies that impact the pedagogical context. The primary objective is to explore welcoming actions directed at novice teachers in Early Childhood Education within municipal public-school networks. The study adopts a qualitative, exploratory research design. The literature review draws on key authors in the field of teacher training and early career development, including Marcelo Garcia (1999), Nono (2011), Huberman (1995), and Tardif (2014). Additionally, the field research, conducted in four municipal public Early Childhood Education schools in the northern region of Rio Grande do Sul, provides a critical component for analysis. This research is justified by the lack of actions and policies aimed at welcoming novice teachers in many educational institutions, which is particularly concerning given the specific needs of early childhood education. Understanding the perceptions of novice teachers regarding their needs for welcoming actions and initiatives can inform the planning of appropriate integration and support strategies by schools. The outcome of this research includes the creation of a digital e-book as an Educational Product. This resource aims to support school managers and their colleagues with practical guidance on welcoming and supporting novice Early Childhood Education teachers. The e-book underscores the importance of effective welcoming practices and encourages education managers and Early Childhood Education institutions to rethink and improve their approaches to welcoming and supporting new teachers. In conclusion, the research indicates that Early Childhood Education teachers in municipal public schools in the northern region of Rio Grande do Sul feel a significant need for more effective welcoming measures when they enter the profession.
Palavras-chave: Professor Iniciante
Educação Infantil
Acolhimento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7735
Data do documento: Jul-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BASSO.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.