Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7737
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pedagogia do cuidado: infância e docência |
Autor(es): | Ott, Bruna Laís Dalcin |
Primeiro Orientador: | Picoli, Bruno Antonio |
Resumo: | A Educação Infantil requer um olhar aguçado frente às singularidades de desafios vivenciados por este público específico. Neste sentido, esta pesquisa pretende compreender quais as formas de manifestações do cuidado e do descuido na atuação docente na educação infantil do campo. A metodologia utilizada é a pesquisa de campo etnográfica de natureza qualitativa através da abordagem fenomenológica buscando compreender os diferentes sentidos e significados que permeiam a Educação Infantil do Campo. A pesquisa acontece a partir da observação das relações entre os estudantes da escola, seus pares e os professores da escola. Neste sentido, a pesquisa contará com a análise etnográfica tendo como principal ferramenta a observação das relações que permeiam o espaço escolar. O referencial teórico utilizado na pesquisa terá como foco a compreensão e discussão de conceitos orientados pela seguinte questão: Quais as formas de manifestações do cuidado e do descuido na atuação docente na educação infantil do campo? E a partir desta pergunta discutimos a respeito da educação, escola, de infância e trabalho docente mobilizados por Arendt (2007), Kohan (2015), Benjamin (2009), Picoli (2021), Larrosa (2018), Biesta (2017) e M asschelein (2021), o cuidado e o descuido conduzidos por Boff (1999) e (2012), Arendt (2007), Larrosa (2018) e M asschelein (2021). O texto está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo abordamos o conceito da infância como uma condição filosófica, um modo de ser no mundo, para além do tempo cronológico, imprescindível para uma adultez responsável. No segundo capítulo discutimos o cuidado no âmbito escolar mobilizado através dos conceitos de acolhimento, atenção e responsabilidade. E por último, no terceiro capítulo os conceitos trabalhados nos capítulos anteriores serviram como impulso para refletirmos a respeito de uma pedagogia do cuidado. A partir deste estudo o que se supõe é que o acolhimento é essência do cuidado na escola. Esta pesquisa possibilita pensarmos caminhos para a formação de professores possibilitando uma práxis educativa sustentada no cuidado. |
Abstract/Resumen: | Early Childhood Education requires a keen eye towards the singularities of challenges experienced by this specific audience. In this sense, this research aims to understand the forms of manifestation of care and carelessness in teaching activities in rural early childhood education. The methodology used is ethnographic field research of a qualitative nature through a phenomenological approach, seeking to understand the different senses and meanings that permeate Rural Early Childhood Education. The research takes place based on the observation of relationships between school students, their peers and school teachers. In this sense, the research will rely on ethnographic analysis with the main tool being the observation of the relationships that permeate the school space. The theoretical framework used in the research will focus on understanding and discussing concepts guided by the following question: What are the forms of manifestation of care and carelessness in teaching activities in rural early childhood education? And from this question we discuss about education, school, childhood and teaching work mobilized by Arendt (2007), Kohan (2015), Benjamin (2009), Picoli (2021), Larrosa (2018), Biesta (2017) and M asschelein (2021), the care and carelessness conducted by Boff (1999) and (2012), Arendt (2007), Larrosa (2018) and M asschelein (2021). This reflection is organized in three chapters. In the first chapter, we address the concept of childhood as a philosophical condition, a way of being in the world, beyond chronological time, essential for responsible adulthood. In the second chapter, we discuss care in the school environment mobilized through the concepts of welcoming, attention and responsibility. And finally, in the third chapter, the concepts worked on in the previous chapters served as an impulse to reflect on a pedagogy of care. From this study, what is assumed is that welcoming is the essence of care at school. This research allows us to think about way s to train teachers, enabling an educational praxis based on care. |
Palavras-chave: | Educação infantil Escola rural Formação de professores Relação aluno-escola Convívio escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7737 |
Data do documento: | 24-Fev-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OTT.pdf | 906,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.