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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lepke, Sonize-
dc.creatorPasini, Adenilse Lourdes Passarini-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-08-15T20:35:36Z-
dc.date.available2025-05-01-
dc.date.available2024-08-15T20:35:36Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7741-
dc.description.resumoA democratização dos saberes é uma das funções desenvolvidos pela escola. Deveria ser também um espaço e tempo de ser, aprender e viver de todos, conforme direito assegurado pelos documentos que orientam a educação brasileira. Porém, a efetivação deste direito, ainda precisa ser efetivado e garantido. Diante deste contexto, elencamos como objetivo conhecer as dificuldades enfrentas pelos estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, as possibilidades de efetivar os processos inclusivos a partir do desenho universal de aprendizagem (DUA). Mas, como assegurar o acesso aos saberes, participação plena na comunidade escolar dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação? Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, utilizando como descritores: TEA, desenho universal e educação infantil. Utilizando como recorte temporal o período de 2019 a 2023 (ano em que realizamos a presente pesquisa). Os resultados evidenciam que a educação brasileira tem orientações e garante aos estudantes público-alvo da educação especial estar matriculado na escola regular. E apesar das dificuldades de um diagnóstico precoce de TEA, a escola deve adaptar suas estratégias e práticas para que a criança tenha experiências enriquecedoras nesta etapa da escolarização. Por outro lado, gestor escolar tem a responsabilidade de efetivar a direito assegurado aos estudantes e auxiliar os professores no processo. O DUA se impõe como uma perspectiva positiva nos processos inclusivos na educação infantil, mas para tanto, faz-se necessário aprofundar as discussões sobre o mesmo e as peculiaridades dos estudantes com TEA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T14:03:58Z No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 154364 bytes, checksum: 395e9adac1aecd14a43784960402cffd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-15T20:35:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 154364 bytes, checksum: 395e9adac1aecd14a43784960402cffd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-15T20:35:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 154364 bytes, checksum: 395e9adac1aecd14a43784960402cffd (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectdesenho universal na educação infantilpt_BR
dc.subjectgestão escolarpt_BR
dc.titleO desenho universal da aprendizagem (dua) e os processos inclusivos: os limites da gestão escolarpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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