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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Lepke, Sonize | - |
dc.creator | Pasini, Adenilse Lourdes Passarini | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T20:35:36Z | - |
dc.date.available | 2025-05-01 | - |
dc.date.available | 2024-08-15T20:35:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7741 | - |
dc.description.resumo | A democratização dos saberes é uma das funções desenvolvidos pela escola. Deveria ser também um espaço e tempo de ser, aprender e viver de todos, conforme direito assegurado pelos documentos que orientam a educação brasileira. Porém, a efetivação deste direito, ainda precisa ser efetivado e garantido. Diante deste contexto, elencamos como objetivo conhecer as dificuldades enfrentas pelos estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, as possibilidades de efetivar os processos inclusivos a partir do desenho universal de aprendizagem (DUA). Mas, como assegurar o acesso aos saberes, participação plena na comunidade escolar dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação? Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, utilizando como descritores: TEA, desenho universal e educação infantil. Utilizando como recorte temporal o período de 2019 a 2023 (ano em que realizamos a presente pesquisa). Os resultados evidenciam que a educação brasileira tem orientações e garante aos estudantes público-alvo da educação especial estar matriculado na escola regular. E apesar das dificuldades de um diagnóstico precoce de TEA, a escola deve adaptar suas estratégias e práticas para que a criança tenha experiências enriquecedoras nesta etapa da escolarização. Por outro lado, gestor escolar tem a responsabilidade de efetivar a direito assegurado aos estudantes e auxiliar os professores no processo. O DUA se impõe como uma perspectiva positiva nos processos inclusivos na educação infantil, mas para tanto, faz-se necessário aprofundar as discussões sobre o mesmo e as peculiaridades dos estudantes com TEA. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T14:03:58Z No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 154364 bytes, checksum: 395e9adac1aecd14a43784960402cffd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-15T20:35:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 154364 bytes, checksum: 395e9adac1aecd14a43784960402cffd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-15T20:35:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PASINI.pdf: 154364 bytes, checksum: 395e9adac1aecd14a43784960402cffd (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | desenho universal na educação infantil | pt_BR |
dc.subject | gestão escolar | pt_BR |
dc.title | O desenho universal da aprendizagem (dua) e os processos inclusivos: os limites da gestão escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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