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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O desenho universal da aprendizagem (dua) e os processos inclusivos: os limites da gestão escolar
Autor(es): Pasini, Adenilse Lourdes Passarini
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Resumo: A democratização dos saberes é uma das funções desenvolvidos pela escola. Deveria ser também um espaço e tempo de ser, aprender e viver de todos, conforme direito assegurado pelos documentos que orientam a educação brasileira. Porém, a efetivação deste direito, ainda precisa ser efetivado e garantido. Diante deste contexto, elencamos como objetivo conhecer as dificuldades enfrentas pelos estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, as possibilidades de efetivar os processos inclusivos a partir do desenho universal de aprendizagem (DUA). Mas, como assegurar o acesso aos saberes, participação plena na comunidade escolar dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação? Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, utilizando como descritores: TEA, desenho universal e educação infantil. Utilizando como recorte temporal o período de 2019 a 2023 (ano em que realizamos a presente pesquisa). Os resultados evidenciam que a educação brasileira tem orientações e garante aos estudantes público-alvo da educação especial estar matriculado na escola regular. E apesar das dificuldades de um diagnóstico precoce de TEA, a escola deve adaptar suas estratégias e práticas para que a criança tenha experiências enriquecedoras nesta etapa da escolarização. Por outro lado, gestor escolar tem a responsabilidade de efetivar a direito assegurado aos estudantes e auxiliar os professores no processo. O DUA se impõe como uma perspectiva positiva nos processos inclusivos na educação infantil, mas para tanto, faz-se necessário aprofundar as discussões sobre o mesmo e as peculiaridades dos estudantes com TEA.
Palavras-chave: TEA
desenho universal na educação infantil
gestão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7741
Data do documento: Abr-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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