Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7741
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | O desenho universal da aprendizagem (dua) e os processos inclusivos: os limites da gestão escolar |
Author: | Pasini, Adenilse Lourdes Passarini |
First advisor: | Lepke, Sonize |
Resume: | A democratização dos saberes é uma das funções desenvolvidos pela escola. Deveria ser também um espaço e tempo de ser, aprender e viver de todos, conforme direito assegurado pelos documentos que orientam a educação brasileira. Porém, a efetivação deste direito, ainda precisa ser efetivado e garantido. Diante deste contexto, elencamos como objetivo conhecer as dificuldades enfrentas pelos estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA) na educação infantil, as possibilidades de efetivar os processos inclusivos a partir do desenho universal de aprendizagem (DUA). Mas, como assegurar o acesso aos saberes, participação plena na comunidade escolar dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação? Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, utilizando como descritores: TEA, desenho universal e educação infantil. Utilizando como recorte temporal o período de 2019 a 2023 (ano em que realizamos a presente pesquisa). Os resultados evidenciam que a educação brasileira tem orientações e garante aos estudantes público-alvo da educação especial estar matriculado na escola regular. E apesar das dificuldades de um diagnóstico precoce de TEA, a escola deve adaptar suas estratégias e práticas para que a criança tenha experiências enriquecedoras nesta etapa da escolarização. Por outro lado, gestor escolar tem a responsabilidade de efetivar a direito assegurado aos estudantes e auxiliar os professores no processo. O DUA se impõe como uma perspectiva positiva nos processos inclusivos na educação infantil, mas para tanto, faz-se necessário aprofundar as discussões sobre o mesmo e as peculiaridades dos estudantes com TEA. |
Keywords: | TEA desenho universal na educação infantil gestão escolar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7741 |
Issue Date: | Apr-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PASINI.pdf | 150,75 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.