Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7744
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sartori, Jerônimo | - |
dc.creator | Siga, Hodávio José | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-15T20:44:41Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03 | - |
dc.date.available | 2024-08-15T20:44:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7744 | - |
dc.description.resumo | Este estudo aborda a influência da participação da comunidade escolar na efetividade da gestão democrática na escola, refletindo sobre a complexidade que envolve sua efetivação, destacando os desafios para uma participação uma significativa. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Gestão Escolar: Direção, Coordenação e Supervisão Educacional, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Os objetivos do estudo incluem analisar a relação entre gestão escolar democrática e autonomia da comunidade escolar, investigar o papel do diálogo na gestão democrática e examinar as práticas de liderança dos gestores escolares. A pesquisa destaca a importância da participação ativa de todos os membros da comunidade escolar, incluindo equipe gestora, professores, funcionários, alunos e pais, na tomada de decisões relacionada ao processo educacional. Além disso, enfatiza a necessidade de promover um ambiente de diálogo e respeito, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas. O estudo conclui que, apesar dos desafios, a gestão democrática na escola é fundamental para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e participativa, que valoriza a diversidade na sua forma mais abrangente e promove a colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional. Portanto, enfatizam a necessidade de superar barreiras culturais, sociais e econômicas para garantir uma participação efetiva e a importância de uma liderança inclusiva e democrática na consolidação da gestão democrática escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T15:35:46Z No. of bitstreams: 1 SIGA.pdf: 157796 bytes, checksum: f98b7fd114ceb8a7b8aa08b6d4e8928d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-15T20:44:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SIGA.pdf: 157796 bytes, checksum: f98b7fd114ceb8a7b8aa08b6d4e8928d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-15T20:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIGA.pdf: 157796 bytes, checksum: f98b7fd114ceb8a7b8aa08b6d4e8928d (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | A participação como núcleo da gestão democrática educacional e escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIGA.pdf | 154,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.