Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7744
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Sartori, Jerônimo-
dc.creatorSiga, Hodávio José-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-08-15T20:44:41Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2024-08-15T20:44:41Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7744-
dc.description.resumoEste estudo aborda a influência da participação da comunidade escolar na efetividade da gestão democrática na escola, refletindo sobre a complexidade que envolve sua efetivação, destacando os desafios para uma participação uma significativa. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Gestão Escolar: Direção, Coordenação e Supervisão Educacional, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Os objetivos do estudo incluem analisar a relação entre gestão escolar democrática e autonomia da comunidade escolar, investigar o papel do diálogo na gestão democrática e examinar as práticas de liderança dos gestores escolares. A pesquisa destaca a importância da participação ativa de todos os membros da comunidade escolar, incluindo equipe gestora, professores, funcionários, alunos e pais, na tomada de decisões relacionada ao processo educacional. Além disso, enfatiza a necessidade de promover um ambiente de diálogo e respeito, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e consideradas. O estudo conclui que, apesar dos desafios, a gestão democrática na escola é fundamental para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e participativa, que valoriza a diversidade na sua forma mais abrangente e promove a colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional. Portanto, enfatizam a necessidade de superar barreiras culturais, sociais e econômicas para garantir uma participação efetiva e a importância de uma liderança inclusiva e democrática na consolidação da gestão democrática escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T15:35:46Z No. of bitstreams: 1 SIGA.pdf: 157796 bytes, checksum: f98b7fd114ceb8a7b8aa08b6d4e8928d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-15T20:44:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SIGA.pdf: 157796 bytes, checksum: f98b7fd114ceb8a7b8aa08b6d4e8928d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-15T20:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIGA.pdf: 157796 bytes, checksum: f98b7fd114ceb8a7b8aa08b6d4e8928d (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleA participação como núcleo da gestão democrática educacional e escolarpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SIGA.pdf154,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.